No verão, brasileiro muda comportamento de compra de cerveja

Reportagem SA+ -

Consumo fora do lar cresce mais neste período do ano

Não é novidade que nos dias de forte calor cresce a procura por uma cerveja para se refrescar. Mas um estudo da Kantar detalha as mudanças no comportamento do consumidor da bebida durante o verão. E o resultado mostra o avanço do consumo fora do lar neste período do ano.

Em bares, restaurantes, na praia ou em blocos de carnaval, o brasileiro gasta 60% mais no consumo de cerveja fora de casa durante o verão, quando o tíquete médio 'out of home' chega a R$ 11,62 por ocasião de compra, contra R$ 6,76 para consumo em casa.

Com essas informações, é possível concluir que há oportunidades para o varejo alimentar oferecer a bebida gelada e, com isso, abocanhar uma participação nesse consumo fora do lar.

Já quando o consumo é feito dentro de casa, o brasileiro racionaliza mais a compra. "Além de gastar menos, a principal motivação é o prazer. A classe AB1 foi a que mais consumiu cerveja in home no ano passado e a versão long neck (330ml) foi a mais pedida", analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

No último verão, o atacarejo e o supermercado convencional foram os canais que mais cresceram na venda de cervejas para serem consumidas em casa. Já para consumo na rua, os vendedores ambulantes se destacaram, conquistando 1,5 ponto de penetração, ou seja, 800 mil novas pessoas.