SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carrefour, GPA e Assaí seguem tendência do mercado e apresentam avanços no e-commerce

24/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Scanntech Pesquisa Consumo Faturamento Janeiro 2023 Janeiro 2024

Varejo alimentar tem aumento de 4% no faturamento em janeiro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/02/2024

Foto: Arquivo SA+ Ecossitema de Varejo

Entre janeiro deste ano e o mesmo período de 2023, houve um crescimento em volume de vendas de 1,1%, aliado a um incremento de 2,9% nos preços, o que resultou um aumento no faturamento de 4%.

[noticiasRelacionadas]

Em relação aos canais, os supermercados e os atacarejos regionais experimentaram um aumento nas vendas em volume de 0,8% e 2,1%, respectivamente. Isso também impactou positivamente o faturamento de ambos, com um incremento de 4,3%, e 2,7%.

No que diz respeito à regionalização, o Nordeste apresentou o maior crescimento em faturamento com 5,5%, seguido pelas regiões Norte (5,1%) e Centro-Oeste (5%). Em contrapartida, o estado de São Paulo apresentou o menor crescimento no mês (3,4%), ficando aquém da média nacional, de 4,0% Acompanhando os paulistas estão Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o Sul com respectivamente, 3,8% e 3,5%.

Os dados pertencem a um estudo realizado pela Scanntech que analisou mais de 40.000 PDVs e também demonstraram como a categoria de bebidas se sobressaiu e impulsionou o avanço com um aumento de 7,3% no faturamento.

Mais especificamente a água de coco (25%), água (19,5%), suco (14,6%) e energético (12,5%) foram as que mais apresentaram crescimento. Por outro lado, bebidas alcoólicas tiveram uma queda, como é o caso do gin (-15%) e do whiskey (-3,6%).

Em segundo lugar vieram os perecíveis, com ascensão de 6,7% no faturamento e logo depois a mercearia básica, que manteve sua tendência de retração e apresentou queda de 1,2% no faturamento e de 1,1% nas vendas em volume.

Os itens que mais impactaram negativamente na categoria foram o óleo (-22,4%), leite (-10%) e café (-8,7%). Apesar disso, o arroz apresentou o maior aumento em faturamento de todas as demais categorias com 35,3%, o azeite com 23,1% e o açúcar com 7,8%. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Scanntech, Pesquisa, Consumo, Faturamento, Janeiro 2023, Janeiro 2024
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Novo AtacarejoPesquisa

Penetração de atacarejos cresce 12 p.p. no último trimestre de 2024

Sabonetes em prateleira de supermercadoPesquisa

Gastos com cesta de higiene pessoal crescem 9% na América Latina

Refrigerantes na prateleira de supermercadoPesquisa

43% dos consumidores afirmam ter evitado algum produto por questões de saúde

Páscoa Savegnago SupermercadosPáscoa 2025

Savegnago prevê crescimento de 15% nas vendas da Páscoa

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados