Loja que só entrega alimentos para compras online deve impulsionar mercado digital no Ceará

Alessandra Morita -

A unidade atua no conceito dark store, ou seja, um minicentro de distribuição que separa e entrega os pedidos em menos de 30 minutos. E os preços são bem competitivos, como afirma o CEO, Levy Ximenes


Foto: Divulgação


A cidade de Fortaleza, uma das mais competitivas no varejo físico, ganhou uma dark store, modelo que funciona como um minicentro de distribuição para recebimento de pedidos, separação e entrega, sem vender fisicamente ao consumidor final. A Levoo abriu oficialmente suas portas hoje (01/04), com a proposta de realizar toda essa operação e enviar aos clientes as compras, feitas por aplicativo, em menos de 30 minutos. Isso aliado a um posicionamento de preço baixo, o que é possível devido ao custo operacional inferior ao de um supermercado físico. 

Segundo o CEO, Levy Ximenes, a Levoo é uma empresa de tecnologia que vende alimentos. Tanto que os recursos estão alocados principalmente nessa área. Mas a expertise de conhecer o negócio de alimentos vem da atuação do empreendedor como diretor comercial do Frangolândia , um dos mais importantes varejistas cearenses, posição que mantém paralelamente ao novo projeto.

Para se ter uma ideia, a dark store vai oferecer um sortimento superior ao dos demais aplicativos que atuam no conceito. O mix está em torno de 2.500 itens, contra 1.000 desses concorrentes diretos. Até o final de abril, os clientes da Levoo terão à sua disposição cerca de 4.000 SKUs

“Nossa proposta é ser uma solução completa de compras, atendendo os diversos momentos do consumidor”, explica Levy. Isso vai desde uma compra de abastecimento, que costuma ser mais robusta, até uma de conveniência, quando se adquire apenas alguns itens para uma necessidade mais pontual. 

Por essa razão, o minicentro de distribuição também entregará produtos perecíveis, como hortifrútis e os de açougue. Esses itens são adquiridos em bandejas ATM, que conservam mais os alimentos, e vêm com peso padrão, previamente combinado com os fornecedores. 

Para os clientes, isso representa uma facilidade na hora de realizar o pedido, uma vez que fica mais claro quanto se está comprando e qual a quantidade que será entregue. Em breve, a Levoo vai incluir no sortimento o pão carioca, que, no Sudeste é conhecido como pão francês e que recebe outros nomes em diferentes partes do País. O objetivo é reter o consumidor, já que é um item adquirido diariamente.

Localização e parceria com fornecedores

A ideia de uma dark store vem sendo amadurecida já há algum tempo, mas foi tirada do papel nos últimos oito meses por Levy, que detém 96% do negócio, e outros dois sócios, num sistema de partnership. Os empreendedores vislumbraram ser este o momento ideal para o projeto. Tanto que sua expectativa é de que, neste primeiro mês de operação, sejam realizados 2 mil pedidos, subindo para 5 mil em maio

A unidade fica alocada estrategicamente na Avenida Santos Dummont. “Identificamos num raio de 3 km do local aproximadamente 180 mil pessoas, que são clientes potenciais”, comenta Levy. O CEO explica ainda que o fato de o imóvel, de cerca de 1000 m2, ficar próximo a um viaduto reduziu o valor do aluguel, o que contribui para manter o custo operacional baixo. 

Outro fator importante, segundo ele, é o apoio dos fornecedores. “Eles aderiram demais à iniciativa e estão conosco em ações que visam incentivar o sell out, como CRM, compre e ganhe e descontos, entre outras iniciativas”, afirma Levy, concluindo que isso tem deixado todos muito animados com a evolução do projeto.