Conheça seis segredos da Amazon para ser uma empresa inovadora

Reportagem SA+ -

Um deles é um método para receber e avaliar novas ideias

Estimular, todos os dias, seus funcionários a compartilhar ideias inovadoras. Essa é uma preocupação constante na Amazon, empresa que disputa com a Apple o título de mais valiosa do mundo. A companhia de Jeff Bezos é conhecida globalmente por sua ampla cultura de inovação e a adoção dessas seis estratégias tem papel fundamental:

1. Inovação deve vir de todos

Todos os funcionários da Amazon, de qualquer função, são estimulados a compartilhar ideias. E existe um método para isso: elas são enviadas por um sistema interno, e uma equipe de inovação avalia todas as sugestões. Amazon Go e Alexa são exemplos de iniciativas que surgiram dessa forma 

2. Visão de longo prazo e liberdade para errar

O maior player global de comércio eletrônico acredita que o caminho da inovação envolve pensamento de longo prazo e também o risco de não dar certo. Regularmente, produtos e serviços são testados. Alguns se tornam grande sucesso, mas a empresa também valoriza o aprendizado das inovações malsucedidas

3. Foco no impacto das decisões junto aos clientes

Claro que todo risco deve ser avaliado. Mas como saber se vale a pena assumí-lo? A principal pergunta antes de decidir é  "se o projeto der errado, eu me recupero sem impactar o cliente?". Sempre que a resposta for "sim", o caminho está livre

4. Funcionários precisam ser reconhecidos 

Na Amazon, há preocupação constante com o crescimento dos profissionais na empresa. Quem se destaca não só é promovido como recebe incentivos para angariar novas habilidades 

5. Estímulo à criatividade

A empresa de Jeff Bezos tem uma certeza: não há inovação sem criatividade. Uma das formas práticas de estimilar novas ideias é o Laboratório de Expressões, no qual os funcionários podem participar de oficinas e aulas criativas

6. Cultivar a inovação nas gerações futuras

Não basta uma empresa ser inovadora em uma sociedade ainda atrasada nesse sentido. Por isso, a Amazon apoia iniciativas para levar inovação além dos limites da companhia, impactando as novas gerações. Em um dos projetos, mais de 10 milhões de crianças e adolescentes são estimulados a estudar ciências da computação com apoio de recursos da empresa.

Fonte: Época Negócios