04/02/2025
Perecíveis Lácteos / Queijos Especiais
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Tirolez
ÁRVORE DE DECISÃO
Ocasião de consumo
Preço e promoção
Marca
Disponibilidade | Produto fracionado
Dicas
- É importante ter um time de promotores fixos e bem treinados, que cuidem com atenção das exposições, trazendo maior visibilidade aos produtos e serviços
- Olhe com cuidado para o sortimento. A intenção é atender diferentes tipos de consumidores e diversas ocasiões de consumo, priorizando
o mix de acordo com o perfil de cada loja
Sortimento referência
- Até 4 checkouts: pelo menos 4 itens de maior sell out
(gouda, parmesão, gorgonzola e provolone) - Premium/gourmet: pelo menos 6 itens:
gouda, parmesão, provolone, brie, queijo azul e queijo suíço - Lojas de vizinhança para classes C/D/E:
pelo menos 4 itens de maior sell out (gouda, parmesão, gorgonzola e provolone) - Hipermercados: maior espaço, maior disponibilidade para os consumidores.
Pelo menos 7 - Lojas de proximidade:pelo menos 4 itens de maior sell out (gouda, parmesão, gorgonzola e provolone)
- Atacarejos: pelo menos os 4 itens de maior sell out (gouda, parmesão, gorgonzola e provolone), produtos com formatos maiores e de transformação
No e-commerce
- Faça cross merchandising com categorias relacionadas, como vinhos e cervejas, e aumente a visibilidade com banners
Saiba mais
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Essa árvore já foi implementada em algumas redes em São Paulo com incremento de 20% no sell out da categoria
17% aumento de volume de vendas no Cash & Carry em 2023 sobre o ano anterior
Fonte: Internos Tirolez YTD’23 - Jan a Nov
60% representatividade aproximada nas vendas em volume de parmesão, gorgonzola e coalho
Fonte: Internos Tirolez YTD’23 - Jan a Nov
Atenção
- O atacarejo representa hoje o segundo canal mais importante em queijos especiais, afirma a Tirolez
- Os demais segmentos, incluindo os itens sazonais e regionalizados, como Fondue e Reino, têm o papel de compor mix estrategicamente, agregando valor à categoria