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Fonte: Danone e Frutap

ÁRVORE

Consumidor final
Ocasião de consumo 
Restrição/Composição (ex.: lactose, proteína)
 Tipo de produto (ex.: polpa, natural, leite fermentado)
 Embalagem (ex.: garrafão, garrafinha, bandeja, individual) 
Segmento 
Sabor 
Marca

PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

  • Exponha a categoria por segmento, deixando aqueles de maior giro e menor valor/kg (polpas e líquidos) ao final do fluxo, assim como os produtos mais indulgentes. Dessa forma, inicia-se o fluxo com segmentos de maior valor e que entregam benefícios adicionais ao consumidor, estimulando a compra. A exposição por segmento nessa ordem específica aumenta o tíquete médio e o volume a cada compra

SORTIMENTO REFERÊNCIA

  • Até 4 checkouts: SKUs que mais vendem em cada segmento, além dos pequenos formatos, pois se trata de um perfil de compras rápidas e não de grandes volumes 
  • Premium/gourmet: além dos segmentos de tráfego, esse perfil exige uma construção da categoria mais voltada à proposta de valor. Proteicos, Funcionais, Light e Zero Lactose ganham maior relevância aqui
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: presença de todos os segmentos, com distribuição conforme a participação, calculada a partir de dados de mercado ou média/espelho da própria bandeira. Deve-se prever espaço para inovações
  • Hipermercados: têm potencial para dar visibilidade a inovações da categoria, tanto em pontos extras quanto terminais/ponta de gôndola. Também condições de definir espaço para lançamentos dentro das marcas/segmentos
  • Lojas de proximidade: o ideal é um sortimento maior que o de mercadinhos de até 4 checkouts, com foco em menores formatos e produtos “on the go” nas categorias de alto valor, mas sem descartar demais segmentos possíveis de executar. Ainda assim, os grandes impulsionadores de fluxo, como polpas e líquidos, precisam estar presentes, mas com foco nos principais segmentos  
  • Atacarejos: apesar de continuar sendo fundamental apostar em grandes formatos e embalagens promocionais maiores, tem-se observado uma tendência de crescimento de itens unitários e de menor desembolso

EVOLUÇÃO DAS VENDAS

18% Crescimento de iogurtes em valor

saiba mais

  • Os segmentos mais atrelados à questão de saudabilidade são os que mais crescem em valor. Naturais (+34,8%), Zero Lactose (+39,3%) e Proteicos (+26,9%) são os que mais se destacam vs. 9,9% do total da categoria
  • Faça a separação e organização corretas da categoria iogurte e subcategorias, com informações claras e precisas, mockups e descrições atualizadas, calendário de campanhas e ofertas exclusivas
  • Margem média de lucro do varejo na categoria: 25%

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