04/02/2025
Perecíveis Lácteos / Iogurtes
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Danone
arvore
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- Recomendamos expor a categoria por segmento, deixando aqueles de maior giro e menor valor/kg (polpas e líquidos) ao final do fluxo, assim como os produtos mais indulgentes. Dessa forma, inicia-se o fluxo com segmentos de maior valor e que entregam benefícios adicionais ao consumidor, expondo o shopper a eles e estimulando, assim, a sua compra. A exposição por segmento nesta ordem específica aumenta o tíquete médio e o volume a cada compra.
PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: SKUs que mais vendem em cada segmento, além dos pequenos formatos, pois se trata de um perfil de compras rápidas e não de grandes volumes
- Premium/gourmet: além dos segmentos de tráfego, esse perfil exige uma construção da categoria mais voltada à proposta de valor. Proteicos, Funcionais, Light e Zero Lactose ganham maior relevância aqui
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: presença de todos os segmentos, com distribuição conforme a participação, calculada a partir de dados de mercado ou média/espelho da própria bandeira. Deve-se prever espaço para inovações
- Hipermercados: têm potencial para dar visibilidade para inovações da categoria, tanto em pontos extras quanto terminais/ponta de gôndola. Também condições de definir espaço para lançamentos dentro das marcas/segmentos
- Lojas de proximidade: o ideal é um sortimento maior que aos mercadinhos de até 4 checkouts, com foco em menores formatos e produtos on the go nas categorias de alto valor, mas sem descartar demais segmentos possíveis de executar. Ainda assim, os grandes impulsionadores de fluxo como polpas e líquidos precisam estar presentes, mas focar os principais dos segmentos
- Atacarejos: o shopper do canal Atacados tem buscado todos os segmentos com a entrada da Pessoa Física mais forte em loja. Apesar de continuar sendo fundamental apostar em grandes formatos e embalagens promocionais maiores, tem-se observado uma tendência de crescimento de itens unitários e de menor desembolso
EVOLUÇÃO DAS VENDAS
15,9% crescimento de iogurtes em valor
Fonte: Nielsen Valor YTD Nov 23, Total BRAS
No E-commerce
- Ter dupla exposição quando a pesquisa do shopper engloba ocasião de consumo, fazendo com que categorias correlatas estejam alinhadas quando esse é o principal ponto buscado pelo shopper
- Garantir uma landing page focada na categoria e/ou no fabricante. Ela educa o shopper, auxiliando-o a identificar os produtos de forma mais prática Também possiblita organizar as marcas e ocasiões de consumo, destacar estratégias e promoções ao shopper e também facilitar parcerias e direcionamento de tráfego para outras plataformas, como as redes sociais
- Evitar promoções constantes para não criar preçopercebido, destacar itens de valor agregado na ferramenta de pesquisa e garantir sortimento cadastrado
- Hero images, descrições, preços e ações precisam estar 100% claras e atualizadas, para direcionar o Shopper à página do produto
- Separar a categoria de Iogurtes de laticínios como um todo para não misturar categorias divergentes (exemplos:frios, carnes, sucos etc.)
Dicas
Em termos de crescimento, os segmentos mais atrelados à questão de saudabilidade são os que
mais crescem em valor. Naturais (+30,8%), Zero Lactose (+32,3%) e Proteicos (+29,7%) são os que
mais se destacam vs. 15,9% do total da categoria
- Incentivar o trade up de segmentos de volume como Líquido e Polpa, Leite Fermentado e
Naturais para segmentos de valor agregado como Proteicos, Funcionais e Zero Lactose contribui para o incremento de valor da categoria como um todo - Garanta o posicionamento correto dos segmentos, deixando os de grande fluxo/giro (polpas, líquidos e sobremesas) no final do corredor, estimulando que o shopper percorra todo o corredor antes de abandoná-lo.
Saiba mais
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
+12 pontos percentuais de crescimento médio nas redes que implementaram o planograma em relação
àquelas que não adotaram essa exposição
26% dos shoppers que entram na loja passam pelo corredor da categoria, dos quais 34% são convertidos
em compras efetivas
Fonte: Pesquisa MC15 2018