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04/02/2025

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Árvore de decisão

Fonte: Vigor

arvore

Diversidade de sabores 
Consistência 
Rol de marcas 
Preço

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

EM VALOR *

Familiar

Natural

Petit

Grego

Capacete

Individual

Fermentado

Polpa

Individual

Fermentado

Individual

Fermentado

Individual

Fermentado

Exposição recomendada

  • Segmentar a categoria de acordo com as preferências do shopper: variedade de sabores, marca, target do consumo e preço
  • Recomenda-se dupla exposição. Exemplos: além do ponto natural, é possível expor o iogurte grego com sobremesas, enquanto as versões zero gorduras podem estar também com itens saudáveis

Sortimento referência

  • Até 4 checkouts: mínimo de 5 sabores, com foco nos sabores de maior giro
  • Premium/gourmet: foco nos sabores mais vendidos de regulares e zero gorduras
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E / Atacarejos: substituir os SKUs de ruptura por outros da mesma subcategoria para garantir o melhor mix no PDV
  • Hipermercados: focar a diversidade de sabores
  • Lojas de proximidade: sortimento mínimo com foco nos sabores de maior giro

    Fonte: Book de Exposição Vigor

No e-commerce

  • Implementar modelos preditivos, CRM e oferta direcionada de acordo com o perfil e a jornada do consumidor
  • Utilizar algoritmo de busca para sempre exibir os itens mais relevantes
  • Promover a manutenção da base de produtos sempre atualizada, incluindo imagens, fotos e descrição
  • Conteúdo: disponibilizar as informações do produto para o consumidor, tal como a tabela nutricional, em parceria com a indústria 
  • UX (experiência do usuário): garantir navegação simples e fácil, respeitando e facilitando a jornada de compra do shopper
  • Adotar cross selling de acordo com o perfil do shopper
  • Garantir que as páginas facilitem a compra/ busca, inserindo divisões. Exemplos: saudáveis, para crianças, para a família, etc.

Saiba mais

  • Lembre-se de que a diversidade de sabores, a consistência e a marca são fundamentais para a conversão de vendas dessa categoria
  • Daí ser recomendado adotar uma exposição que valorize a árvore de decisão, facilite a escolha do shopper e contribua para o aumento de sua cesta
  • Convém ainda, ao expor, manter os produtos em pé, facilitando a visualização do sabor e da marca
  • Sinalize promoções. Redes maiores podem buscar ofertas a partir de 5 unidades, uma vez que a média é de 4 unidades por compra
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