04/02/2025
Perecíveis Lácteos / Iogurte Grego
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Vigor
arvore
Diversidade de sabores
Consistência
Rol de marcas
Preço
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
EM VALOR *
Familiar
Natural
Petit
Grego
Capacete
Individual
Fermentado
Polpa
Individual
Fermentado
Individual
Fermentado
Individual
Fermentado
Exposição recomendada
- Segmentar a categoria de acordo com as preferências do shopper: variedade de sabores, marca, target do consumo e preço
- Recomenda-se dupla exposição. Exemplos: além do ponto natural, é possível expor o iogurte grego com sobremesas, enquanto as versões zero gorduras podem estar também com itens saudáveis
Sortimento referência
- Até 4 checkouts: mínimo de 5 sabores, com foco nos sabores de maior giro
- Premium/gourmet: foco nos sabores mais vendidos de regulares e zero gorduras
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E / Atacarejos: substituir os SKUs de ruptura por outros da mesma subcategoria para garantir o melhor mix no PDV
- Hipermercados: focar a diversidade de sabores
- Lojas de proximidade: sortimento mínimo com foco nos sabores de maior giro
Fonte: Book de Exposição Vigor
No e-commerce
- Implementar modelos preditivos, CRM e oferta direcionada de acordo com o perfil e a jornada do consumidor
- Utilizar algoritmo de busca para sempre exibir os itens mais relevantes
- Promover a manutenção da base de produtos sempre atualizada, incluindo imagens, fotos e descrição
- Conteúdo: disponibilizar as informações do produto para o consumidor, tal como a tabela nutricional, em parceria com a indústria
- UX (experiência do usuário): garantir navegação simples e fácil, respeitando e facilitando a jornada de compra do shopper
- Adotar cross selling de acordo com o perfil do shopper
- Garantir que as páginas facilitem a compra/ busca, inserindo divisões. Exemplos: saudáveis, para crianças, para a família, etc.
Saiba mais
- Lembre-se de que a diversidade de sabores, a consistência e a marca são fundamentais para a conversão de vendas dessa categoria
- Daí ser recomendado adotar uma exposição que valorize a árvore de decisão, facilite a escolha do shopper e contribua para o aumento de sua cesta
- Convém ainda, ao expor, manter os produtos em pé, facilitando a visualização do sabor e da marca
- Sinalize promoções. Redes maiores podem buscar ofertas a partir de 5 unidades, uma vez que a média é de 4 unidades por compra