03/02/2025
Perecíveis / Peixes
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Copacol
Árvore
Aparência (cor do filé e aspecto de frescor)
Transparência (embalagem com janela de visualização)
Data de validade
Marca de confiança
Preços
Saiba mais
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Incremento no faturamento - 28% de 2021 X 2020
DICAS
- Para o shopper, a segurança alimentar na compra da categoria é mais importante do que o valor do produto
- De acordo com a Copacol, a categoria cresce anualmente e, por ter atributos diferentes da maioria das demais proteínas, consegue contribuir para elevar a rentabilidade das lojas
- A fabricante recomenda ainda, devido ao avanço da categoria, elevar seu espaço de exposição
- Ainda conforme a Copacol, pesquisas indicam que o consumo médio de peixes é de uma a duas vezes por semana. Essa compra acontece, muitas vezes, por impuls
Exposição recomendada
- Identificar o fluxo de pessoas no PDV
- Abrir o fluxo com os produtos de maior valor agregado
- Seguir com os produtos de maior procura e alto giro
- Para as tilápias, a ordem fica assim: filés, empanados e postas
Sortimento referência
Tilápias: A tilápia serve como referência no sortimento por ser o produto que não pode faltar em nenhum tipo de loja que trabalhe com a categoria
-
Até 4 checkouts: filé 400 g e 800 g, posta de 800 g, steak 100 g, stick 300 g, iscas de 300 g, costelinha 600 g
- Premium/gourmet: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado tradicional e outras versões
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, petiscos 600 g
- Hipermercados: filé 400 g, 800 g e 2 kg, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado tradicional e outras versões, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
- Lojas de proximidade: filé 400 g, 800 g, posta 800 g, costelinha 600 g, iscas 300 g, petiscos 600 g, filé empanado
- tradicional 400 g, iscas 300 g, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
- Atacarejos: filá 400 g, 800 g e 2 kg, posta 800 g, costelinha 600 g, steak 100 g, stick 300 g e 1,5 kg, iscas 300 g, filé empanado tradicional e mais uma versão, lasanha 600 g, escondidinho 600 g, pizza 400 g
No e-commerce
- É importante educar o consumidor em relação à categoria ensinando, por exemplo, receitas com o produto que sejam acessíveis, rápidas e gostosas. A ideia é derrubar o paradigma deque pescados são difíceis de ser preparados
- Cursos culinários online e ativação via influenciadores digitais mostrando a praticidade dos produtos é uma maneira de usar o digital para impulsionar a categoria
- O canal deve ser usado também para ações em datas importantes para esses produtos, como Quaresma, Semana do Pescado e Natal