04/02/2025
Perecíveis / Pão de Queijo Congelado
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Forno de Minas
ÁRVORE DE DECISÃO
Marca
Tamanho e/ou peso
Tamanho do produto tradicional, coquetel, lanche, etc.
Formato de produto waffle, tradicional, chipa, biscoito
Preço
DICAS
- É importante a aplicação adequada do planograma desenvolvido para cada canal. Dessa forma, é possível facilitar a decisão do shopper
e melhorar o processo de compras
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
Posicionar a categoria em freezers centrais de maior fluxo ajuda no processo de decisão do shopper.
É importante adotar o agrupamento por marca
NO FREEZER HORIZONTAL
- A marca líder deve estar à esquerda, seguida das versões de maior valor agregado, que favorecem o incremento do tíquete médio (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos, edições especiais)
- Seguir com o produto de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
- Em seguida colocar a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado
NO FREEZER VERTICAL - A marca líder deve estar na altura dos olhos do consumidor (aproximadamente 1,65 m do chão)
- A prateleira superior deve ser preenchida com produtos de maior valor agregado (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos,
edições especiais) - Em seguida, destinar 2 a 3 prateleiras para o produto de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
- Seguir com a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel, inovações.
Marca líder mais uma segunda marca - Premium/gourmet: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel, inovações, pão de queijo recheado. Marca líder mais duas marcas
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E:
pão de queijo tradicional e inovações. Marca líder e baixo preço (regional ou nacional) - Hipermercados: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel, pão de queijo lanche, inovações, pão de queijo recheado. Marca líder, marca
própria, segunda marca nacional e marca regional - Lojas de proximidade: pão de queijo tradicional e inovações. Marca líder, própria e de baixo preço
- Atacarejos: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel e inovações. Marca líder, marca intermediária, de duas a três opções de marca baixo preço
NO E-COMMERCE
- Invista em logística que garanta a integridade dos produtos, viabilizando o recebimento do item pelo consumidor em seu estado original (completamente congelado)
- Faça promoções virtuais em parceria com as indústrias
SAIBA MAIS
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Nas redes que adotaram essa árvore, a alta na vendas foi 4% do cresicimento do mercado
30% a 40% de margem de lucro média da categoria para os varejistas