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04/02/2025

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Árvore de decisão

Fonte: Forno de Minas

ÁRVORE DE DECISÃO

Marca
Tamanho e/ou peso
Tamanho do produto tradicional, coquetel, lanche, etc.
Formato de produto waffle, tradicional, chipa, biscoito
Preço

DICAS

  • É importante a aplicação adequada do planograma desenvolvido para cada canal. Dessa forma, é possível facilitar a decisão do shopper
    e melhorar o processo de compras

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

Posicionar a categoria em freezers centrais de maior fluxo ajuda no processo de decisão do shopper.
É importante adotar o agrupamento por marca


NO FREEZER HORIZONTAL

  • A marca líder deve estar à esquerda, seguida das versões de maior valor agregado, que favorecem o incremento do tíquete médio (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos, edições especiais)
  • Seguir com o produto de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
  • Em seguida colocar a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado
    NO FREEZER VERTICAL
  • A marca líder deve estar na altura dos olhos do consumidor (aproximadamente 1,65 m do chão)
  • A prateleira superior deve ser preenchida com produtos de maior valor agregado (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos,
    edições especiais)
  • Em seguida, destinar 2 a 3 prateleiras para o produto de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores 
  • Seguir com a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado

SORTIMENTO REFERÊNCIA

  • Até 4 checkouts: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel, inovações.
    Marca líder mais uma segunda marca
  • Premium/gourmet: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel, inovações, pão de queijo recheado. Marca líder mais duas marcas
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E:
    pão de queijo tradicional e inovações. Marca líder e baixo preço (regional ou nacional)
  • Hipermercados: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel, pão de queijo lanche, inovações, pão de queijo recheado. Marca líder, marca
    própria, segunda marca nacional e marca regional
  • Lojas de proximidade: pão de queijo tradicional e inovações. Marca líder, própria e de baixo preço
  • Atacarejos: pão de queijo tradicional, pão de queijo coquetel e inovações. Marca líder, marca intermediária, de duas a três opções de marca baixo preço

NO E-COMMERCE

  • Invista em logística que garanta a integridade dos produtos, viabilizando o recebimento do item pelo consumidor em seu estado original (completamente congelado)
  • Faça promoções virtuais em parceria com as indústrias

SAIBA MAIS

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Nas redes que adotaram essa árvore, a alta na vendas foi 4% do cresicimento do mercado


30% a 40% de margem de lucro média da categoria para os varejistas

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