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13/05/2025

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Fonte: Forno de Minas

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EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

Posicionar a categoria em freezers centrais de maior fluxo ajuda no processo de decisão do shopper.
É importante adotar o agrupamento por marca
NO FREEZER HORIZONTAL

  • A marca líder deve estar à esquerda, seguida das versões de maior valor agregado, que favorecem o incremento do tíquete médio (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos, edições especiais)
  • Seguir com os produtos de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
  • Em seguida colocar a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado
    NO FREEZER VERTICAL
  • A marca líder deve estar na altura dos olhos do consumidor (aproximadamente 1,65 m do chão)
  • A prateleira superior deve ser preenchida com produtos de maior valor agregado (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos,
    edições especiais)
  • Em seguida, destinar 2 a 3 prateleiras para o produto de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores 
  • Seguir com a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado


APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
12% de incremento médio nas vendas da categoria

SORTIMENTO REFERÊNCIA

  • Até 4 checkouts: tradicional, coquetel e inovações. Marca líder mais uma marca
  • Premium/gourmet: tradicional, coquetel, inovações e sabores. Marca líder mais duas marcas
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: tradicional e inovações. Marca líder e marca low price
  • Hipermercados: tradicional, coquetel, lanche, inovações e sabores. Marca líder, própria, nacional e regional
  • Lojas de proximidade: tradicional e inovações. Marca líder, própria e low price
  • Atacarejos: tradicional, coquetel e inovações. Marca líder, intermediária, duas a três opções de low price

EVOLUÇÃO DAS VENDAS

SAIBA MAIS

  • Invista em pontos extras e materiais de PDV em seções correlatas como cafés (82% correlação), sucos (40%) e achocolatados (26%)
  • No ponto extra, organizar por ocasião de consumo (café da manhã, lanche, sobremesa)
  • Invista em transporte adequado para manter os produtos congelados, embalagens térmicas e rastreamento em tempo real
  • Crie promoções exclusivas, anúncios direcionados e remarketing
  • Mantenha o preço alinhado às lojas físicas
  • A margem média de lucro da categoria varia entre 30% e 40%
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