13/05/2025
Perecíveis / Pão de Queijo Congelado
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Forno de Minas
ÁRVORE
Sabor
Marca
Maior quantidade de queijo
Tamanho da embalagem
Preço
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
Posicionar a categoria em freezers centrais de maior fluxo ajuda no processo de decisão do shopper.
É importante adotar o agrupamento por marca
NO FREEZER HORIZONTAL
- A marca líder deve estar à esquerda, seguida das versões de maior valor agregado, que favorecem o incremento do tíquete médio (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos, edições especiais)
- Seguir com os produtos de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
- Em seguida colocar a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado
NO FREEZER VERTICAL - A marca líder deve estar na altura dos olhos do consumidor (aproximadamente 1,65 m do chão)
- A prateleira superior deve ser preenchida com produtos de maior valor agregado (inovações, formatos diferenciados, assados, multigrãos,
edições especiais) - Em seguida, destinar 2 a 3 prateleiras para o produto de maior giro, agrupando pacotes maiores e menores
- Seguir com a segunda marca e assim sucessivamente até o produto de menor valor agregado
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
12% de incremento médio nas vendas da categoria
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: tradicional, coquetel e inovações. Marca líder mais uma marca
- Premium/gourmet: tradicional, coquetel, inovações e sabores. Marca líder mais duas marcas
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: tradicional e inovações. Marca líder e marca low price
- Hipermercados: tradicional, coquetel, lanche, inovações e sabores. Marca líder, própria, nacional e regional
- Lojas de proximidade: tradicional e inovações. Marca líder, própria e low price
- Atacarejos: tradicional, coquetel e inovações. Marca líder, intermediária, duas a três opções de low price
EVOLUÇÃO DAS VENDAS
SAIBA MAIS
- Invista em pontos extras e materiais de PDV em seções correlatas como cafés (82% correlação), sucos (40%) e achocolatados (26%)
- No ponto extra, organizar por ocasião de consumo (café da manhã, lanche, sobremesa)
- Invista em transporte adequado para manter os produtos congelados, embalagens térmicas e rastreamento em tempo real
- Crie promoções exclusivas, anúncios direcionados e remarketing
- Mantenha o preço alinhado às lojas físicas
- A margem média de lucro da categoria varia entre 30% e 40%