16/01/2025
Perecíveis / Congelados
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Exposição Recomendada
- A exposição recomendada é por segmentos:premium, mainstream e low price. Esse tipo de exposição permite que o shopper possa comparar as marcas de sua preferência dentro do seu rol de marcas
Sortimento e Referência
- Até 4 checkouts: focar itens mais vendidos (sabores), embalagens com perfil do canal e região
- Premium/gourmet: sortimento ampliado, com itens mais vendidos (sabores), extensão de linha e inovações
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: focar itens mais vendidos (sabores), embalagens com perfil do canal e região
- Hipermercados: sortimento completo
- Lojas de proximidade: focar itens mais vendidos (sabores), nas embalagens com perfil do canal e região
- Atacarejos: sortimento completo, com maior destaque para itens com maior gramatura e promocionais
Participação nas Vendas
Centro - Oeste - Lasanha 23,7 Pizza 10,3
Nordeste - Lasanha 14,1 Pizza 12,7
São Paulo - Lasanha 21,7 Pizza 8,9
Sudeste - Lasanha 17,3 Pizza 7,1
Sul - Lasanha 20,4 Pizza 19,9
Total 19,0 10,6
Evolução das Vendas
Lasanha 6%
Pizza 5%
Fonte: Nielsen
No E-commerce
- Tenha o conteúdo (imagem, título e descrição) sempre atualizado e esteja conectado com o calendário de datas sazonais. Por ser um canal mais rápido, o varejista pode ativar promoções de até 24 h
Saiba Mais
Ávore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados
A implantação por segmento pode chegar a trazer um crescimento de duplo dígito ao varejo
Saiba mais
DICAS
• Atenção ao sortimento de maior valor agregado: A indústria tem colocado no mercado produtos que reúnem vários atributos ao mesmo tempo: praticidade, indulgência, apelo gourmet e saudável
• Destaque para linha à base de vegetais e pratos mais sofisticados Fonte: Especial Categorias 21
Sortimento ideal
• Até 4 checkouts | Lojas de proximidade: priorizar reposição e consumo rápido, como lasanhas de 350 g, hambúrguer e pizzas, lembrando que inovações agregam margem
• Premium /gourmet: pratos prontos gourmet e inovações
• Hipermercados: sortimento amplo, com todos os tamanhos de cada subcategoria
• Atacarejos: sortimento amplo, com itens de foodservice e tamanhos maiores
Exposição recomendada
• Seguir o planograma mostrado na árvore de decisão, que considera a sinergia entre as subcategorias e questões de merchandising e guia o shopper por toda a seção de congelados
• Naturais são os itens sem conservantes; não devem ser expostos ao lado de produtos à base de plantas