Solução Sortimento - Batata congeladaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UnidaSul dá inicio as obras de uma unidade do Macromix

05/02/2025

NEWSLETTER

Solução Sortimento - Batata congeladaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Perecíveis / Batata congelada

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados

Categorias

Marcas

Top Fornecedores

Árvore de decisão

Fonte: Bem Brasil

Árvore

Tipo de Corte
Marca
Tamanho de embalagem
Qualidade (sabor, textura e espessura)

Evolução das Vendas

  • 23,7% foi o crescimento de vendas em valor das batatas congeladas

        Fonte: Nielsen Dez’22Jan’23 a OutNov’23

Exposição Recomendada

Da esquerda para a direita, iniciarpelos cortes especiais (20% do espaço), incentivando a experimentação.
Em seguida, vem a batata palito, com o maior espaço (70%), pois é o segmento de maior giro.
Ao final, ficam os itens que correspondem à subcategoria “especialidades”. Primeiramente, exponha os lançamentos, seguidos de carinhas, polenta e anéis de cebola, que complementam o mix e geram opção adicional ao shopper para ocasiões de consumo especiais ou diferentes (10% do espaço)

Sortimento e Referência

  • Até 4 checkouts: mínimo de 5 SKUs da marca entre palitos, cortes especiais e especialidades
  • Premium/gourmet: mínimo de 10 SKUs da marca entre palitos, cortes especiais e especialidades
  • Lojas de vizinhança: mínimo de 7 SKUs da marca entre palitos, cortes especiais e especialidades
  • Hipermercados: mix completo. Batatas palito, cortes especiais e especialidades
  • Lojas de proximidade: mínimo de 6 SKUs da marca entre palitos, cortes especiais e especialidades
  • Atacarejos: mix completo. Batatas palito, cortes especiais e especialidades

No E-commerce

  • Disponibilizar um mix variado para o shopper
  • Manter imagens atualizadas dos produtos
  • Manter descrições e nomenclaturas corretas,informando atributos dos produtos e palavras-chave (abranger os termos de busca desde batata, batata frita até batata congelada
  • Destacar as principais marcas em banners
  • Manter um preço compatível com o exposto nas lojas

Dicas

  • O espaço deve ser dividido de forma coerente com o share de cada marca
  • Repor rapidamente para avitar ruptura, o que impacta as vendas
  • Garanta que os preços nos freezers estejam visíveis e claros para o consumidor
  • O sortimento pode ser discutido com os fornecedores para entender melhor os benefícios de cada segmento
  • Posicionar de maneira estratégica os produtos mais procurados. Dessa forma é possível acelerar o giro de outros itens
  • Seguir os planogramas e estimular o cross-sell podem ser maneiras de melhorar o resultado da categoria
Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados