Solução Sortimento - SalgadinhosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejo

17/01/2025

NEWSLETTER

Solução Sortimento - SalgadinhosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mercearia Doce / Salgadinhos

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados

Categorias

Marcas

Top Fornecedores

Árvore de decisão

Fonte: Pepsico

Árvore de decisão

Tipo
Marca
Sabor
Tamanho

Sortimento e Referência

  • Até 4 checkouts: 1 a 2 módulos (40 a 76 SKUs). Foco em itens líderes
  • Premium/gourmet: 6 a 8 módulos (163 a 183 SKUs). Priorizar maior cobertura
  • de mercado com itens de valor agregado e diversidade de gramaturas
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: 8 a 12 módulos (163 a 183 SKUs), com itens de valor agregado e de combate e preço
  • Hipermercados: 12 módulos (205 a 229 SKUs). Priorizar variedade
  • Lojas de proximidade: 1 a 2 módulos (40 a 76 SKUs). Foco em líderes da categoria e gramaturas menores devido ao consumo on the go.Em bairros residenciais, ter variação de gramaturas
  • Atacarejos: 12 módulos ou mais (205 a 229 SKUs). Priorizar variedade e cobertura com marcas de alto giro, variedade de gramaturas e mais itens como representantes de combate e preço. Espaço dedicado a produtos para transformadores e revendedores composto por packs e caixas

Exposição Recomendada

  • 42%* dos shoppers declaram comprar sem planejamento
  • 93%* motivo da compra foi visibilidade
  • 35% dos shoppers declaram comprar o salgadinho foracda gondola, sendo importante o cross merchandising
  • Recomenda-se também ativações durante eventos e feriados regionais ou nacionais, como carnaval,
    volta às aulas, rodeios e feriados religiosos, além de eventos esportivos importantes, quando a categoria pode representar até 72%** da cesta de alimentos
    * Fonte: MC15 Pesquisa Shopper AS Jul’23
    ** Fonte: Kantar Panel | Importância da categoria no total cesta de alimentos


Participação das versões

Saiba Mais

19% alta em valor da categoria segundo
dados da Nielsen Scantrack, ano móvel até nov/2023, total dos canais

Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados

A árvore de decisão teve seu racional aplicado em mais de 2.000 lojas foco do varejo brasileiro nos últimos três anos. Quando, em conjunto com a revisão de sortimento e execução ideal do planograma, elaborado considerando também as peculiaridades regionais, pode incrementar o sell out da categoria de 10% a 30%

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados