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17/01/2025
Mercearia Doce / Salgadinhos
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Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Pepsico
Árvore de decisão
Tipo
Marca
Sabor
Tamanho
Sortimento e Referência
- Até 4 checkouts: 1 a 2 módulos (40 a 76 SKUs). Foco em itens líderes
- Premium/gourmet: 6 a 8 módulos (163 a 183 SKUs). Priorizar maior cobertura
- de mercado com itens de valor agregado e diversidade de gramaturas
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: 8 a 12 módulos (163 a 183 SKUs), com itens de valor agregado e de combate e preço
- Hipermercados: 12 módulos (205 a 229 SKUs). Priorizar variedade
- Lojas de proximidade: 1 a 2 módulos (40 a 76 SKUs). Foco em líderes da categoria e gramaturas menores devido ao consumo on the go.Em bairros residenciais, ter variação de gramaturas
- Atacarejos: 12 módulos ou mais (205 a 229 SKUs). Priorizar variedade e cobertura com marcas de alto giro, variedade de gramaturas e mais itens como representantes de combate e preço. Espaço dedicado a produtos para transformadores e revendedores composto por packs e caixas
Exposição Recomendada
- 42%* dos shoppers declaram comprar sem planejamento
- 93%* motivo da compra foi visibilidade
- 35% dos shoppers declaram comprar o salgadinho foracda gondola, sendo importante o cross merchandising
- Recomenda-se também ativações durante eventos e feriados regionais ou nacionais, como carnaval,
volta às aulas, rodeios e feriados religiosos, além de eventos esportivos importantes, quando a categoria pode representar até 72%** da cesta de alimentos
* Fonte: MC15 Pesquisa Shopper AS Jul’23
** Fonte: Kantar Panel | Importância da categoria no total cesta de alimentos
Participação das versões
Saiba Mais
19% alta em valor da categoria segundo
dados da Nielsen Scantrack, ano móvel até nov/2023, total dos canais
Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados
A árvore de decisão teve seu racional aplicado em mais de 2.000 lojas foco do varejo brasileiro nos últimos três anos. Quando, em conjunto com a revisão de sortimento e execução ideal do planograma, elaborado considerando também as peculiaridades regionais, pode incrementar o sell out da categoria de 10% a 30%