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Árvore de decisão

Fonte: Pepsico do Brasil

ÁRVORE

Shopper (quem está comprando e para quem está comprando)
Momento de consumo
Segmento
Marca
Sabor
Tamanho

Exposição Recomendada

  • Segmento é o principal critério de escolha do produto para o shopper da categoria:
    Aperitivos > batata adulto > batata teen > tortilhas > extrusados (salgadinhos de milho)


APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS

A árvore de decisão teve seu racional aplicado em mais de 2.000 lojas foco do varejo brasileiro nos últimos três anos. Quando, em conjunto com a revisão de sortimento e execução ideal do planograma, elaborado considerando também as peculiaridades regionais, é capaz de incrementar o sell out da categoria de 10% a 30%

Sortimento e Referência

  • Até 4 checkouts: 1 a 2 módulos > SKUs 40 a 76. Foco em itens líderes da categoria (em geral, presentes no top 10 itens de venda de cada segmento)
  • Premium/gourmet: 6 a 8 módulos > SKYs 163 a 183. Priorização de maior cobertura de mercado
    com itens de valor agregado e diversidade de grama
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: priorização de cobertura de mercado com itens de valor agregado + representantes para combate e preço
  • Hipermercados: 12+ módulos > SKUs 205 a 229. Priorização de variedade e cobertura, mantendo marcas de alto giro, variedade de gramaturas e representantes para combate e preço
  • Lojas de proximidade: 1 a 2 módulos – SKUs 40 a 76. Foco em itens líderes da categoria e gramaturas menores devido ao consumo "on the go". Em em lojas de zonas residenciais, prioridade em variação das gramaturas. Em geral, top 10 itens de venda de cada segmento
  • Atacarejos: 12+ módulos > SKUs 205 a 229. Priorização da variedade e cobertura – mantenha marcas de alto giro, inclua uma variedade de gramaturas menores para o grande público e maiores para o consumidor PJ, e amplie itens representativos para combate e preço. Dedique um espaço exclusivo para transformadores e revendedores, com packs e caixas otimizados para esse público

Participação das versões

EVOLUÇÃO DAS VENDAS

Saiba Mais

  • Sortimento e execução: garanta um sortimento estratégico e inovador para atender aos momentos de consumo. Use diversas exposições e cross merchandising para aumentar o tíquete médio
  • Espaço e rentabilidade: otimize o planograma e garanta espaço adequado para a categoria. Salgadinhos geram alto fluxo e rentabilidade. Potencialize vendas com sazonalidades e eventos
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