04/02/2025
Mercearia Doce / Produtos sem Glúten
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Dr. Schär Brasil
Classes A/B
Saiba mais
50% de crescimento da categoria quando todos os itens são agrupados e sinalizados
FUNDAMENTAL: Assegurar que os sem glúten sejam certificados; Não expor os produtos com itens que possam favorecer a "contaminação cruzada". Isso inviabilizaria o consumo pelo público de restrição alimentar, que precisa do alimento seguro (e certificado)
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: Em média as vendas crescem 50%, mas a empresa tem cases com mais de 500% de crescimento após a implementação da árvore
NO E-COMMERCCE
• Oferecer informações sobre o produto: tabela nutricional, lista de ingredientes e imagens
• Expor fotos de embalagens com boa qualidade e sempre atualizadas
• Gerir o prazo de validade para evitar ruídos com o consumidor
DICAS:
• A categoria precisa ser entendida como tal e merece seção dedicada e sinalizada
• Marcas líderes estão oferecendo versões econômicas para ampliar sua base entre os shoppers das classes C/D/E
• Assegurar que as marcas e os SKUS sem glúten oferecidos ao consumidor tenham sabor e valor nutricional adequado
Sortimento Ideal
• Até 4 checkouts: 8 a 10 itens, com 2 opções de pães
• Premium/gourmet: 20 a 30 itens, com 4 - 5 opções de pães
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E: 8 a 10 itens, com 2 opções de pães, focando itens de tíquete menor
• Lojas de proximidade: 10 a 15 itens, com 3 opções de pães
• Hipermercados | Atacarejos: 12 a 15 itens, com 3 opções de pães