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17/01/2025
Mercearia Doce / Biscoitos
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Mondelêz Internacional
arvore
Segmento
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
Subsegmentos *
Água e sal/Cream cracker
Recheado salgado
Wafer
Salgado especial
Secos/Doces especiais
Coberto/Palito
Rosquinhas
Cookies
Recheado doce
Maria/Maisena
Exposição Recomendada
- É primordial que a gôndola esteja primeiramente dividida em três universos: Biscoitos Doces, Salgados, Saudáveis. O planograma deve seguir essa sequência e, dentro de cada universo, os subsegmentos também precisam estar divididos de forma clara.
- Caso a loja tenha um portfólio de importados,o ideal é posicioná-lo na abertura do fluxo e expor no final categorias de alto giro, como por exemplo rosquinhas, wafer, água e sal/cracker, etc. Se existir a subcategoria de chocobakery (biscoitos com chocolate em sua estrutura), eles devem estar posicionados no início do fluxo ou após os importados
- Existem inúmeros layouts de loja para a categoria, de modo que o mais importante é dividir e manter uma sinergia entre segmentos para que o shopper compreenda onde está cada solução que busca.
- Após o planograma estar organizado conforme detalhado acima, a execução dentro de cada subsegmento deve ser feita por fabricante e marca.
Sortimento Referência
- Até 4 checkouts: doces recheados, secos/especiais, água e sal, maria / maisena, salgado especial
- Premium/gourmet: todos os formatos de biscoitos doces, salgados e saudáveis, incluindo importados
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: todos os formatos de biscoitos doces, salgados e saudáveis
- Hipermercados: todos os formatos de biscoitos doces, salgados e saudáveis, incluindo importados
- Lojas de proximidade: doce recheado, água e sal/ cream cracker, salgado especial
- Atacarejos: doces recheados, secos/especiais, água e sal, maria / maisena, salgado especial; priorização de packs promocionais / missão de abastecimento
Dicas
- Ponto natural: execução do planograma de acordo com a árvore de decisão do shopper
- Maior espaço para subcategorias que crescem mais rapidamente e têm maior valor agregado, trazendo mais margem ao varejista: chocobakery e biscoitos cobertos com chocolate
- Otimização de sortimento no ponto natural, priorizando os SKUs de maior giro e de maior rentabilidade, já que o excesso de opções prejudica a tomada de decisão do shopper
- Ativação de pontos extras em categorias de maior correlação com biscoitos na cesta do shopper
- Biscoito salgado com refrigerantes e biscoito recheado doce com salgadinhos ou com chocolates
- Checkout: ativação somente de biscoitos indulgentes, menores/consumo “on the go” - cobertura chocolate
Evolução de vendas
No e-commerce
O principal motivo para entrada no canal é a busca por conveniência e praticidade. Confira as dicas:
- Organização otimizada das categorias e produtos, de forma que facilite o processo de escolha do shopper. Hoje uma das principais reclamações é a dificuldade de ele encontrar o que busca. Por isso, é importante ter as classificações de produto corretas e resultados de busca assertivos
- Ativações inteligentes, banners, pushes, pop-ups e ofertas ao longo da jornada aumentam a cesta do shopper no online e ele depende menos de outros canais para complementar as compras
- Melhoria contínua da execução da loja perfeita online com ativação de imagens ambientadas, desenvolvimento de palavras-chaves assertivas no mecanismo de busca (SEO), vídeos customizados, campanhas de CRM
Saiba Mais
Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados
O crescimento total da categoria foi de 8% em valor
Fonte: Sell Out Cliente 2021 x 2020 | Total Biscoitos
ÁRVORE DE DECISÃO : Segmento