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17/01/2025

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Mercearia Doce / Biscoitos

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Árvore de decisão

Fonte: Mondelêz Internacional

arvore

Segmento

 

Marca/sabor 
Tamanho 90 g
Preço/ promoção

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

Subsegmentos *

Água e sal/Cream cracker

Recheado salgado

Wafer

Salgado especial

Secos/Doces especiais

Coberto/Palito

Rosquinhas

Cookies

Recheado doce

Maria/Maisena

Exposição Recomendada

  • É primordial que a gôndola esteja primeiramente dividida em três universos: Biscoitos Doces, Salgados, Saudáveis. O planograma deve seguir essa sequência e, dentro de cada universo, os subsegmentos também precisam estar divididos de forma clara.
  • Caso a loja tenha um portfólio de importados,o ideal é posicioná-lo na abertura do fluxo e expor no final categorias de alto giro, como por exemplo rosquinhas, wafer, água e sal/cracker, etc. Se existir a subcategoria de chocobakery (biscoitos com chocolate em sua estrutura), eles devem estar posicionados no início do fluxo ou após os importados
  • Existem inúmeros layouts de loja para a categoria, de modo que o mais importante é dividir e manter uma sinergia entre segmentos para que o shopper compreenda onde está cada solução que busca.
  • Após o planograma estar organizado conforme detalhado acima, a execução dentro de cada subsegmento deve ser feita por fabricante e marca.

Sortimento Referência

  • Até 4 checkouts: doces recheados, secos/especiais, água e sal, maria / maisena, salgado especial
  • Premium/gourmet: todos os formatos de biscoitos doces, salgados e saudáveis, incluindo importados
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: todos os formatos de biscoitos doces, salgados e saudáveis
  • Hipermercados: todos os formatos de biscoitos doces, salgados e saudáveis, incluindo importados
  • Lojas de proximidade: doce recheado, água e sal/ cream cracker, salgado especial
  • Atacarejos: doces recheados, secos/especiais, água e sal, maria / maisena, salgado especial; priorização de packs promocionais / missão de abastecimento

Dicas

  • Ponto natural: execução do planograma de acordo com a árvore de decisão do shopper
  • Maior espaço para subcategorias que crescem mais rapidamente e têm maior valor agregado, trazendo mais margem ao varejista: chocobakery e biscoitos cobertos com chocolate
  • Otimização de sortimento no ponto natural, priorizando os SKUs de maior giro e de maior rentabilidade, já que o excesso de opções prejudica a tomada de decisão do shopper
  • Ativação de pontos extras em categorias de maior correlação com biscoitos na cesta do shopper
  • Biscoito salgado com refrigerantes e biscoito recheado doce com salgadinhos ou com chocolates
  • Checkout: ativação somente de biscoitos indulgentes, menores/consumo “on the go” - cobertura chocolate

Evolução de vendas

No e-commerce

O principal motivo para entrada no canal é a busca por  conveniência e praticidade. Confira as dicas:

  • Organização otimizada das categorias e produtos, de forma que facilite o processo de escolha do shopper. Hoje uma das principais reclamações é a dificuldade de ele encontrar o que busca. Por isso, é importante ter as classificações de produto corretas e resultados de busca assertivos
  • Ativações inteligentes, banners, pushes, pop-ups e ofertas ao longo da jornada aumentam a cesta do shopper no online e ele depende menos de outros canais para complementar as compras
  • Melhoria contínua da execução da loja perfeita online com ativação de imagens ambientadas, desenvolvimento de palavras-chaves assertivas no mecanismo de busca (SEO), vídeos customizados, campanhas de CRM

Saiba Mais

Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados

O crescimento total da categoria foi de 8% em valor

Fonte: Sell Out Cliente 2021 x 2020 | Total Biscoitos


ÁRVORE DE DECISÃO : Segmento

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