04/02/2025
Mercearia Doce / Balas e Gomas
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Mondelêz Internacional
ÁRVORE DE DECISÃO
Sabor (refrescante, docinho e intermediário)
Categoria (gomas, balas duras e balas mastigáveis)
Desembolso (valor disposto a gastar na compra)
Marca (de preferência, mas pode mudar pelo preço/promoção)
Sabor específico
Quantidade/tipo (escolha determinada pela ocasião de consumo: imediata ou para os próximos dias)
Tamanho da embalagem (influenciado pelo preço e promoção do dia)
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
PARTIC. NAS VENDAS *
Balas
Gomas
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- Gomas e balas são produtos de impulso, por isso é importante dar visibilidade para a categoria
alocando-a junto ao caixa, nas prateleiras mais próximas da altura dos olhos do shopper e fáceis de alcançar. Posicionar os itens nessas áreas pode incrementar até 60% das vendas* - No fundo de loja, colocar os produtos de guloseimas com foco em embalagens maiores (pacotes) ou
pacotes promocionais com vantagens de preço - Expor também em pontos extras no corredor principal, na entrada da loja ou próximo das categorias de higiene oral, biscoitos, refrigerante, hortifrúti, padaria e chocolate
* Playbook Global HZ 2019
EVOLUÇÃO DAS VENDAS
NO E-COMMERCE
O principal motivo para entrada no canal é a busca por conveniência e praticidade. Por isso é importante oferecer o item da forma mais adequada para o cliente. Confira algumas dicas:
- Organização inteligênte das categorias e produtos, facilitando seu processo de escolha. Hoje uma das principais reclamações é a dificuldade de ele encontrar o que busca. Daí a importância de ter as classificações de produto corretase resultados de busca assertivos
- Ativações inteligentes, banners, pushes, pop-ups e ofertas ao longo da jornada aumentam a cesta do shopper no online, e ele depende menos de outros canais para complementar suas compras
- Melhoria contínua da execução da loja perfeita online por meio de ativação de imagens ambientadas, desenvolvimento de palavras-chave assertivas no mecanismo de busca (SEO), vídeos customizados, campanhas de CRM customizadas para o shopper, etc.