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03/02/2025

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Mercearia Doce / Balas de Gelatina e Regaliz

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Árvore de decisão

Fonte: The Fini Company

arvore

Tipo de embalagem (unidade, display, pacote) 
Com ou sem açúcar 
Marca
Tipo de produto (tubo, bala de gelatina, marshmallow) 
Tamanho da embalagem 
Sabor (morango, baunilha, sortidos) 
Formato (dentadura, beijo, banana, minhoca)

Exposição Recomendada

  • A execução se inicia sempre com a linha de tubes, seguida por gelatinas, e marshmallows, iniciando com as embalagens menores na parte superior (27/80/90 g) e posteriormente as maiores (200/250 g) na inferior.
    Abaixo um exemplo de Loja G do canal Hiper/Super:

Dicas

  • Considerando que é uma categoria de impulso, a gestão da ruptura e manutenção dos pontos extras, atrelada ao sortimento correto, é fundamental para que o produto performe adequadamente no ponto de venda
  • Um erro comum é a exposição mesclada de produtos de balas de gelatina/tubes com balas de goma –o que acaba gerando confusão ao shopper e prejudica a conversão de vendas. São categorias distintas com missões diferentes: balas de gelatina são mais “molinhas” e menos doces do que as outras balas mastigáveis, com grande variedade de formatos e sabores; balas de goma são mais para adultos por serem associadas à infância (dados de pesquisa de Shopper MC15)
  • Existe uma sinergia muito grande entre as categorias de balas de gelatina com chocolates e biscoitos recheados, além de bebidas não alcoólicas e itens de padaria. Por isso,recomenda-se que haja exposição adicional nesses pontos da loja para estimular a compra conjunta. A pesquisa de Shopper realizada pela MC15 também mostrou que o canal Hiper/Super tem a maior sinergia de compra com os demais
  • Categorias de impulso podem ser grandes aliadas no aumento de ticket médio para os varejistas. O destaquefica com a categoria de balas de gelatina e regaliz, cujo o crescimento foi de 25,5% em valor e 9,6% em volume*

No E-commerce

  • Oferecer um mix completo de produtos, com itens exclusivos, e criar kits/combos de com itens de diversos formatos e tamanhos (balas de gelatina, tubes, marshmallow) para aumento do giro de estoque e tíquete médio é um boa estratégia
  • Sugerir combinações de consumo ao cliente, com produtos adicionais no checkout
  • Por ser uma categoria de impulso, é importante ter um frete competitivo, preço e prazos ágeis

Saiba Mais

32% dos shoppers buscam a categoria em pontos extras 

Árvore de Decisão - Dica

A árvore de decisão sugerida é indicada para o canal Hiper/ Super (fonte MC15). Na implementação do planograma da categoria, é adotada a blocagem por marca, facilitando o processo de compra, visto que 78% dos shoppers têm uma marca preferida que não é trocada por preço

 

 

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