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20/01/2025
Mercearia Doce / Alimentos sem glúten
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Dr. Schär Brasil
Classes A/B
Tipo de produto (pão, biscoito, farinha, cereal, massa, etc.)
Confiabilidade/segurança (de isenção de glúten)
Recomendação (por formadores de opinião diversos, como digital influencers, profissional de saúde, grupos sociais)
Preço
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- A loja que passa a agrupar e sinalizar os itens sem glúten vê as vendas da categoria crescerem mais de 50%.
Em alguns casos, os resultados chegam a dobrar.
Sortimento e Referência
- Até 4 checkouts: mix de 8 a 10 itens, com 2 opções de pães
- Premium/gourmet: mix de 20 a 30 itens, 4-5 opções de pães
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: mix de 8 a 10 itens, 2 opções de pães, focando itens de tíquete menor
- Hipermercados: mix de 12 a 15 itens, 3 opções de pães
- Lojas de proximidade: mix de 10 a 15 itens, 3 opções de pães
- Atacarejos: mix de 12 a 15 itens, com 3 opções de pães
EVOLUÇÃO DAS VENDAS
Saiba Mais
40% margem média da categoria
Dica da Árvore de Decisão
O item "segurança" cresce expressivamente nas pesquisas, não só entre consumidores, mas entre influenciadores da categoria, como profissionais de saúde, devido ao aumentodo grupo de pessoas com restrição alimentar
Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados
Em média os resultados crescem 50%, mas há cases com mais de 500% de aumento das vendas após adequação