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17/01/2025

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Mercearia Alto Giro / Molho de Soja

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Árvore de decisão

Fonte: Sakura

Árvore de decisão

Marca 
Tipo (tradicional, light, premium) 
Tamanho de embalagem
 Preço

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

Participação nas Vendas *

Outros molhos orientais (como molhos tipo tarê, yakissoba, teriyaki, etc.)

Tradicional

Premium

Light

Exposição Recomendada

  • Prateleiras 1, 2 e 3 - Outras categorias
  • Prateleira 4 -expor embalagens menores (100 ml a 250 ml), organizando do item mais premium para os de menor valor
  • Prateleira 5 - embalagens médias (251 ml a 500 ml) - também seguindo a ordem do produto mais premium para os mais baratos
  • Prateleira 6 - embalagens grandes (501 ml a 1000 ml) - itens do mais premium seguidos dos de menor valor

Saiba Mais

Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados

A árvore utilizada tradicionalmente pela Sakura gerou resultados que a levaram à liderança da categoria com 70% do mercado, segundo a Nielsen

Dica

Pesquisas mostram que o uso do molho de soja está relacionado a saladas e proteínas no geral.Então, a sugestão é fazer cross merchandising com os setores relacionados, como peixarias, açougue, hortifrúti, etc.

 

30% margem média de lucro da categoria

Sortimento referência

  • Até 4 checkouts: Tradicional 500 ml, PET 150 ml e Light 500 ml
  • Premium/gourmet: todas as versões em todas as embalagens, inclusive molheira de vidro para premium e light
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: Tradicional PET 150 ml, Light PET 150 ml, Premium 150 ml, Tradicional 1 L, Light 1 L
  • Hipermercados: Tradicional 150 ml, Tradicional 1 L, Light 150 ml, Light 1 L, Premium 150 ml e Kin 250 ml
  • Lojas de proximidade: Premium (500 ml e 150 ml vidro), Tradicional (500 ml e PET 150 ml) e Light (500 ml e 150 ml vidro)
  • Atacarejos: Tradicional 150 ml, Tradicional 1 L, Light 150 mle Premium 150 ml

No E-Commerce

  • Oferecer sugestões de consumo, explicando as diferenças de cada produto
  • Sugerir formas de preparo tradicionais ou inovadoras
  • Entregar uma solução culinária completa agrupando produtos de forma organizada para que o shopper encontre tudo o que precisa para preparar determinado prato
  • Redes com CRMs podem oferecer cursospresenciais com chefs ou culinaristas e posteriormente disponibilizar o conteúdo nos canais digitais

Evolução das Vendas

  • Cerca de 5% ao ano
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