04/02/2025
Mercearia Alto Giro / Molho de Soja
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Sakura
Árvore de decisão
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
Participação nas Vendas *
Outros molhos orientais (como molhos tipo tarê, yakissoba, teriyaki, etc.)
Tradicional
Premium
Light
Exposição Recomendada
- Prateleiras 1, 2 e 3 - Outras categorias
- Prateleira 4 -expor embalagens menores (100 ml a 250 ml), organizando do item mais premium para os de menor valor
- Prateleira 5 - embalagens médias (251 ml a 500 ml) - também seguindo a ordem do produto mais premium para os mais baratos
- Prateleira 6 - embalagens grandes (501 ml a 1000 ml) - itens do mais premium seguidos dos de menor valor
Saiba Mais
Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados
A árvore utilizada tradicionalmente pela Sakura gerou resultados que a levaram à liderança da categoria com 70% do mercado, segundo a Nielsen
Dica
Pesquisas mostram que o uso do molho de soja está relacionado a saladas e proteínas no geral.Então, a sugestão é fazer cross merchandising com os setores relacionados, como peixarias, açougue, hortifrúti, etc.
30% margem média de lucro da categoria
Sortimento referência
- Até 4 checkouts: Tradicional 500 ml, PET 150 ml e Light 500 ml
- Premium/gourmet: todas as versões em todas as embalagens, inclusive molheira de vidro para premium e light
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: Tradicional PET 150 ml, Light PET 150 ml, Premium 150 ml, Tradicional 1 L, Light 1 L
- Hipermercados: Tradicional 150 ml, Tradicional 1 L, Light 150 ml, Light 1 L, Premium 150 ml e Kin 250 ml
- Lojas de proximidade: Premium (500 ml e 150 ml vidro), Tradicional (500 ml e PET 150 ml) e Light (500 ml e 150 ml vidro)
- Atacarejos: Tradicional 150 ml, Tradicional 1 L, Light 150 mle Premium 150 ml
No E-Commerce
- Oferecer sugestões de consumo, explicando as diferenças de cada produto
- Sugerir formas de preparo tradicionais ou inovadoras
- Entregar uma solução culinária completa agrupando produtos de forma organizada para que o shopper encontre tudo o que precisa para preparar determinado prato
- Redes com CRMs podem oferecer cursospresenciais com chefs ou culinaristas e posteriormente disponibilizar o conteúdo nos canais digitais
Evolução das Vendas
- Cerca de 5% ao ano