22/06/2025
Mercearia Alto Giro / Caldos
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Ajinomoto e Unilever
ÁRVORE
Forma tablete ou pó
Sabor
Com ou sem redução
Rol de marcas
Preço
Promoção
Tamanho da embalagem
Exposição Recomendada
- O primeiro passo é respeitar o fair share entre as marcas. Isso indica quantas frentes de produto cada uma das marcas terá na gôndola
- Separe as versões pó e cubo, posicionando nas primeiras prateleiras o caldo em pó e nas demais os itens em cubo, pois são geradores
- Exponha das marcas premium para as mais acessíveis na vertical e, na horizontal, coloque os sabores
- Dentro dos sabores, abra com a versão de 6 litros, seguida pela de 3 L, estimuando aumento de transação
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
11,3% Crescimento da categoria em valor
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: foco em produtos de alta rotatividade e essenciais, itens básicos e de maior volume de venda (itens líderes) e sabores mais vendidos (galinha, carne e bacon) itens de 1 e 3 litros
- Premium/gourmet: variedade de produtos de marca referência com alta qualidade, importados, gourmet e itens de inovação (molhos especiais, temperos em pó)
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: produtos básicos e econômicos, com foco em promoções (itens de 1 e 3 litros), com variedade de sabor
- Hipermercados: sortimento extenso e variado, garantindo presença dos diferentes tamanhos e sabores; dar destaque para as inovações
- Lojas de proximidade: foco em produtos de alta rotatividade, sabores vencedores e tamanhos mais vendidos
- Atacarejos: priorizar variedade, marcas de alto giro; trazer destaque para embalagens de maior rendimento e com oferta de valor (itens grandes de 6 litros)
SAIBA MAIS
- Manter um sortimento completo e alihado às lojas físicas, respeitandoa a árvore de decisão
- Garantir uma experiência omnicanal para maior conveniência do consumidor
- Atualizar regularmente as imagens dos produtos para torná-los mais atraentes
- Invistir em promoções exclusivas para o digital para compras online
- Ter um profissional dedicado ao canal digital para melhorar a eficiência do negócio
- E-commerce bem cuidado fortalece e marca e atrai mais clientes