Solução Sortimento - AzeiteSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Execução da Lacta inova na Páscoa e integra estratégia de desenvolvimento de chocolates

15/04/2025

NEWSLETTER

Solução Sortimento - AzeiteSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mercearia Alto Giro / Azeite

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados

Categorias

Marcas

Top Fornecedores

Árvore de decisão

Fonte: Gallo

ÁRVORE

Segmento (premium, extravirgem, virgem, tipo único)
Marca
Embalagem (vidro, lata, PET)
Tamanho

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

  • Facilitar a compra do shopper e apoiar o desenvolvimento da categoria no País
  • Reforçar as possibilidades de uso da categoria no processo educacional sobre azeites
  • Organizar os produtos por uso, com a lógica:

Azeites de oliva extravirgem premium – mais para finalizações
Demais azeites de oliva – para cozinhar ou para finalizar
Óleo de oliva – segmento novo, exclusivo para cozinhar

  • Aliar a estrutura do planograma a materiais de comunicação não lineares, orientando o shopper e ampliando o uso da categoria


APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
-3,7% Queda da categoria em volume. Um resultado positivo diante da média de -18%


SORTIMENTO REFERÊNCIA

  • Até 4 checkouts: extravirgem 500 e 250 ml / tipo único 500 ml
  • Premium/gourmet: superpremium e premium 500ml / extravirgem 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: extravirgem 250 ml / tipo único 500 ml e 250 ml / Lata
  • Hipermercados: superpremium e premium 500ml / extravirgem 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml e 250 ml
  • Lojas de proximidade: premium 500 ml / extravirgem 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml Atacarejos: extravirgem 2L, 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml e 250 ml

SAIBA MAIS

  • Alto potencial da categoria: "Azeite" é uma das palavras mais procuradas no e-commerce de mercado
  • Organização do sortimento é essencial: facilitar busca e navegação, usar nomes e permissões específicas, incluir fotos de alta qualidade
  • Destaque os produtos: destaque nas páginas principais para manter a categoria visível no carrinho até a compra
  • Aproveite o digital para conteúdos complementares: explicações sobre produtos, aromas e sabores, sugestões de uso e benefícios ideais
  • Os consumidores buscam maior conhecimento: torne isso como uma oportunidade para fortalecer o relacionamento e aumentar vendas
  • Portfólio alinhado ao perfil da loja, evitando excesso de marcas e confusão na gôndola
  • Cuidado com compras por oportunidade, que podem poluir a exposição e dificultar a escolha do consumidor
  • Foco em itens e marcas de alto giro e valor agregado
Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados