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15/04/2025
Mercearia Alto Giro / Azeite
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
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Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Gallo
ÁRVORE
Segmento (premium, extravirgem, virgem, tipo único)
Marca
Embalagem (vidro, lata, PET)
Tamanho
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- Facilitar a compra do shopper e apoiar o desenvolvimento da categoria no País
- Reforçar as possibilidades de uso da categoria no processo educacional sobre azeites
- Organizar os produtos por uso, com a lógica:
Azeites de oliva extravirgem premium – mais para finalizações
Demais azeites de oliva – para cozinhar ou para finalizar
Óleo de oliva – segmento novo, exclusivo para cozinhar
- Aliar a estrutura do planograma a materiais de comunicação não lineares, orientando o shopper e ampliando o uso da categoria
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
-3,7% Queda da categoria em volume. Um resultado positivo diante da média de -18%
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: extravirgem 500 e 250 ml / tipo único 500 ml
- Premium/gourmet: superpremium e premium 500ml / extravirgem 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: extravirgem 250 ml / tipo único 500 ml e 250 ml / Lata
- Hipermercados: superpremium e premium 500ml / extravirgem 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml e 250 ml
- Lojas de proximidade: premium 500 ml / extravirgem 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml Atacarejos: extravirgem 2L, 500 ml e 250 ml / tipo único 500 ml e 250 ml
SAIBA MAIS
- Alto potencial da categoria: "Azeite" é uma das palavras mais procuradas no e-commerce de mercado
- Organização do sortimento é essencial: facilitar busca e navegação, usar nomes e permissões específicas, incluir fotos de alta qualidade
- Destaque os produtos: destaque nas páginas principais para manter a categoria visível no carrinho até a compra
- Aproveite o digital para conteúdos complementares: explicações sobre produtos, aromas e sabores, sugestões de uso e benefícios ideais
- Os consumidores buscam maior conhecimento: torne isso como uma oportunidade para fortalecer o relacionamento e aumentar vendas
- Portfólio alinhado ao perfil da loja, evitando excesso de marcas e confusão na gôndola
- Cuidado com compras por oportunidade, que podem poluir a exposição e dificultar a escolha do consumidor
- Foco em itens e marcas de alto giro e valor agregado