21/01/2025
Mercearia Alto Giro / Arroz
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Josapar
Tipo
Tipo (branco / parboilizado / integral / outros)
Marca
Preço
Gramatura
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
POR ESTADO/REGIÃO - SP/PR/MG + NORTE E CENTRO-OESTE *
5 Kg
1 E 2 Kg
Saiba Mais
DICA: Para gerar maior tráfego, o arroz deve ser promocionado com frequência, pois a categoria é sensível a preço. Porém, sempre que houver aderência ao perfil do público da loja, vale trabalhar com itens cujos preços não costumam ser comparados pelo shopper, como os arrozes especiais e as embalagens menores
No e-commerce
• Frete grátis pode impactar positivamente a decisão de compra
Exposição Recomendada
• Considerar a grade decrescente de preços
• Em relação às embalagens, alocar as maiores, de 5 kg, nas prateleiras de baixo, e as de 1 e 2 kg na altura dos olhos do shopper. Essas são as que garantem melhor margem
• Em relação às embalagens, alocar as maiores, de 5 kg, nas prateleiras de baixo, e as de 1 e 2 kg na altura dos olhos do shopper. Essas são as que garantem melhor margem
Sortimento Ideal
• Trabalhar com sortimento completo, incluindo tipo branco, parboilizado e integral
• Evitar o excesso de marcas, uma vez que a dona de casa já tem as suas preferidas
• Não se esquecer de que as preferências regionais precisam ser sempre levadas em consideração, uma vez que mudam muito de uma localidade para a outra
• A assertividade nas escolhas é fundamental, ainda mais em lojas com espaço reduzido, como lojinhas com até 4 checkouts e supermercados de vizinhança
• Atacarejos devem privilegiar maior volume dos itens que vendem mais, trabalhando com quantidade reduzida de marcas
• No Nordeste, a embalagem de 5 kg tem baixa representatividade nas vendas, por isso é pouco relevante no mix
• Evitar o excesso de marcas, uma vez que a dona de casa já tem as suas preferidas
• Não se esquecer de que as preferências regionais precisam ser sempre levadas em consideração, uma vez que mudam muito de uma localidade para a outra
• A assertividade nas escolhas é fundamental, ainda mais em lojas com espaço reduzido, como lojinhas com até 4 checkouts e supermercados de vizinhança
• Atacarejos devem privilegiar maior volume dos itens que vendem mais, trabalhando com quantidade reduzida de marcas
• No Nordeste, a embalagem de 5 kg tem baixa representatividade nas vendas, por isso é pouco relevante no mix