Solução Sortimento - PãesSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejo

17/01/2025

NEWSLETTER

Solução Sortimento - PãesSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Matinais / Pães

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados

Categorias

Marcas

Top Fornecedores

Árvore de decisão

Fonte: Connect Shopper; Nielsen; Abimapi

arvore

Momento de uso (finalidade)
 Formato de pães 
Tipo
Sabor
Marca

Saiba mais

80% Percentual de lares em que a categoria de pães está presente Fonte: Abimapi

3 kilos. Consumo per capita de pães no Brasil Fonte: Abimapi

DICA

• Pães com apelo à saudabilidade podem ser expostos tanto no ponto natural quanto na seção de saudáveis. Dessa forma, facilita-se a compra pelo shopper Fonte: Nielsen - junho/2020 a junho/2021

EVOLUÇÃO DAS VENDAS

• Valor 12,4%

• Preço 5,1%

• Volume 6,9%

Fonte árvore de decisão: Connect Shopper

Dicas

  • Avalie o preço sugerido pela indústria, pois ele pode ajudar a elevar o giro dos produtos
     
  • Criar pontos extras para ter oportunidades maiores de venda
     
  • Definir o sortimento e a positivação dentro das sazonalidades, eventos e temas do momento

Exposição recomendada

Exposição Recomendada

A exposição normalmente ocorre de duas formas,
sendo elas:
  • Por fabricantes, em que cada um deles organiza suas marcas e categorias dentro de um espaço próprio
  • Por categoria, em que os fabricantes dividem os espaços das suas marcas com os demais fabricantes. Nesse formato, a organização normalmente se dá por categoria > formato (ou subcategoria) > tipo (ou segmento) > versão (ou subsegmento) > marca
Normalmente são utilizados os itens de maior giro nas áreas mais frias da gôndola, nas extremidades (parte de cima e rodapé), e alocados os itens de
menor giro, mas com maior valor agregado, nas áreas mais nobres da gôndola (altura dos olhos)

Dicas

  • Focar categorias de giro e rentabilidade, apostando em categorias que têm crescimento e lucratividade acima da média da categoria e de maior preço por quilo, como bisnagas artesanais, pães artesanais e com grãos, lanches, tortilhas e snacks panificados doces e salgados. Além disso, o espaço também pode ser utilizado para reforçar lançamentos e colocar artes/anúncios da marca

 

Atenção

A data de validade é um fator que estimula a troca caso não esteja dentro do esperado

Fonte: Shoppermkt Group com base na Pesquisa Shopper Pães e Bolos
- GC, Quali e Quanti, Maio e Agosto de 2018, MC15 Envirosell

 

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados