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31/05/2025

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Árvore de decisão

Fonte: 3M

ÁRVORE

Tipo (superfície a ser limpa)
Durabilidade
Absorção
Preço

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

EM VALOR *

Alvejado

Perfurado

Microfibra

Reutilizável

Vegetal e Viscose

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

  • Organize por tipo de pano, conforme a superfície que será limpa, para facilitar a jornada de compra do shopper
  • Dedique maior espaço para os panos de microfibra para pia, chão e demais superfícies. Essa versão possui maior diferenciação e valor agregado, podendo elevar a rentabilidade
  • Expor os produtos da categoria em gancheiras. Os reutilizáveis virão abaixo, na primeira bandeja;
    posteriormente, mais abaixo, os itens com menor diferenciação e baixo valor agregado, que são os panos alvejados/algodão/flanela
  • Esse último segmento pode ter menor espaço. Ampliar a exposição de itens que elevam vendas e margem



APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS

15% Crescimento médio após aplicação do planograma com base na árvore de decisão

SORTIMENTO REFERÊNCIA

  • Até 4 checkouts: perfurado, microfibra unitário, pano microfibra de chão
  • Premium/gourmet e hipermercados: perfurado, microfibra unitário e multipack, pano microfibra de chão, pano reutilizável, pano vegetal
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E e lojas de proximidade: perfurado e microfibra unitário
  • Atacarejos: perfurado, microfibra unitário e multipack, pano microfibra de chão, pano reutilizável

SAIBA MAIS

  • Sortimento estratégico e adequado ao canal
  • Ter todos os produtos com imagens atualizadas e conteúdo enriquecido, para o shopper entender sobre o produto e seus benefícios/diferenciais
  • Realizar ativações com descontos para alavancar volume da categoria. Ex.: 50% de desconto na segunda unidade
  • Priorizar a ativação de itens de valor agregado/ premium que aumentam o tíquete médio da categoria
  • Essa é uma categoria de compra por impulso e geralmente o shopper não se lembra de anotar esse item na lista de compra. Por isso é importante fazer cross merchandising junto a itens destino e que estão relacionados com as categorias. Exemplos: Saponáceo + Pano microfibra; Limpadores perfumados + Pano microfibra de chão
  • Essa categoria deve ser trabalhada com um sortimento estratégico que atenda à necessidade do shopper de acordo com a marca e performance
  • As vendas em valor cresceram 3,3%
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