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31/05/2025
Limpeza / Pano de Limpeza
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: 3M
ÁRVORE
Tipo (superfície a ser limpa)
Durabilidade
Absorção
Preço
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
EM VALOR *
Alvejado
Perfurado
Microfibra
Reutilizável
Vegetal e Viscose
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- Organize por tipo de pano, conforme a superfície que será limpa, para facilitar a jornada de compra do shopper
- Dedique maior espaço para os panos de microfibra para pia, chão e demais superfícies. Essa versão possui maior diferenciação e valor agregado, podendo elevar a rentabilidade
- Expor os produtos da categoria em gancheiras. Os reutilizáveis virão abaixo, na primeira bandeja;
posteriormente, mais abaixo, os itens com menor diferenciação e baixo valor agregado, que são os panos alvejados/algodão/flanela - Esse último segmento pode ter menor espaço. Ampliar a exposição de itens que elevam vendas e margem
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
15% Crescimento médio após aplicação do planograma com base na árvore de decisão
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: perfurado, microfibra unitário, pano microfibra de chão
- Premium/gourmet e hipermercados: perfurado, microfibra unitário e multipack, pano microfibra de chão, pano reutilizável, pano vegetal
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E e lojas de proximidade: perfurado e microfibra unitário
- Atacarejos: perfurado, microfibra unitário e multipack, pano microfibra de chão, pano reutilizável
SAIBA MAIS
- Sortimento estratégico e adequado ao canal
- Ter todos os produtos com imagens atualizadas e conteúdo enriquecido, para o shopper entender sobre o produto e seus benefícios/diferenciais
- Realizar ativações com descontos para alavancar volume da categoria. Ex.: 50% de desconto na segunda unidade
- Priorizar a ativação de itens de valor agregado/ premium que aumentam o tíquete médio da categoria
- Essa é uma categoria de compra por impulso e geralmente o shopper não se lembra de anotar esse item na lista de compra. Por isso é importante fazer cross merchandising junto a itens destino e que estão relacionados com as categorias. Exemplos: Saponáceo + Pano microfibra; Limpadores perfumados + Pano microfibra de chão
- Essa categoria deve ser trabalhada com um sortimento estratégico que atenda à necessidade do shopper de acordo com a marca e performance
- As vendas em valor cresceram 3,3%