04/02/2025
Limpeza / Limpadores
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Reckitt Higyene Comercial
Limpadores de Cozinha
Marca
Formato (garrafa, refil, gatlho e sachê)
Fragância
Sortimento Referência
- Até 4 checkouts: concentrar-se nas principais marcas do segmento. É importante ter tamanhos pequenos e intermediários, além de opções de formatos, como garrafas, gatilho e refil
- Premium/gourmet: promover versões com benefícios e fórmulas diferenciadas, incluindo também uma variedade de fragrâncias.
Focar as embalagens menores e intermediárias do segmento caso haja limitação de espaço - Lojas de vizinhança para classes C/D/E: focar as marcas líderes de mercado com portfólios completos, dando ênfase às embalagens menores e intermediárias, especialmente os itens em refil.
Incluir opções de marcas mais acessíveis para o consumidor de classe social D/E é essencial.
Diferentes fragrâncias, formatos e tamanhos - Hipermercados: é importante um portfólio completo na categoria, destacando marcas líderes que oferecem diversos atributos e benefícios em seus segmentos. Priorize marcas que apresentem, no mesmo segmento, produtos com variados formatos, fragrâncias, benefícios de formulações, opções distintas de aplicadores, além de itens regulares e premium em seus portfólios
- Lojas de proximidade: incluir os diferentes benefícios, tamanhos e formatos que essa categoria possui. Dado o espaço mais limitado dessas lojas, priorize marcas que apresentem linhas completas em seus portfólios
- Atacarejos: ter marcas de destaque no mercado, mas também opções com faixas de preço mais baixas. É essencial os tamanhos maiores e ter produtos de diferentes formatos, fragrâncias e benefícios
Evolução Das Vendas
Exposição Recomendada
DESENGORDURANTES
- Organizar o segmento por marcas, iniciando com as de maior valor agregado
- Uma oportunidade de exposição extra é realizar cross merchandising com detergente, esponja, lã de aço e utensílios domésticos
- Concentre todo o universo em corredores adjacentes
- Comunique a finalidade dos produtos, destacando sua complementaridade
- Faça a revisão de sortimento para manter itens que fazem sentido para os consumidores
BANHEIRO
- Organizar o segmento por marca
- Separar dentro de cada marca itens com cloro e sem cloro
- Exponha ao lado de sanitários ou desinfetantes
LIMPA-VIDROS
- Expor esse segmento ao lado ou acima da categoria de álcool
- Para exposição extra, o cross merchandising com desengordurante ou banheiro é recomendado
Participação Nas Vendas
Saiba mais
A maioria dos consumidores prefere a versão com cloro