04/02/2025
Limpeza / Limpador multiúso
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Reckitt Higyene Comercial
arvore
Marca
Tamanho (750 ml, 500 ml, 1 L ou mais)
Fragância (lavanda,floral, cítrico)
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts: concentrar-se nas principais marcas do segmento. É importante ter tamanhos
pequenos e intermediários, além de opções de formatos, como garrafas, gatilho e refil - Premium/gourmet: promover versões com benefícios e fórmulas diferenciadas, incluindo também uma variedade de fragrâncias.
Por conta do tamanho das lojas, focar as embalagens menores e intermediárias do segmento - Lojas de vizinhança para classes C/D/E: focar as marcas líderes de mercado com portfólios completos, dando ênfase às embalagens menores e intermediárias, especialmente os itens em refil. Incluir opções de marcas mais acessíveis para o consumidor de classe social D/E é essencial.
Diferentes fragrâncias, formatos e tamanhos - Hipermercados: é importante um portfólio completo na categoria, destacando marcas líderes que oferecem diversos atributos e benefícios em seus segmentos. Priorize marcas que apresentem, no mesmo segmento, produtos com variados formatos, fragrâncias, benefícios de formulações, opções distintas de aplicadores, além de itens regulares e premium em seus portfólios
- Lojas de proximidade: incluir os diferentes benefícios, tamanhos e formatos que essa categoria possui. Priorize marcas que apresentem linhas completas em seus portfólios
- Atacarejos: ter marcas de destaque no mercado, mas também opções com faixas de preço mais baixas. É essencial ter os tamanhos maiores e produtos de diferentes formatos, fragrâncias e benefícios
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- Exponha o segmento por marca, iniciando com as de maior valor agregado e finalizando com as marcas que possuem preços mais baixos
- É interessante expor os itens com mais benefícios na parte de cima da gôndola
EVOLUÇÃO DAS VENDAS
DICAS
- É recomendado expor o segmento ao lado de álcool ou limpa-vidros
- Uma oportunidade de exposição extra é a realização de cross com perfumados
- Coloque os itens do segmento de sustentáveis no início da gôndola. Isso vai gerar maior visibilidade
para os shoppers e experimentação dos produtos, alavancando a rentabilidade do negócio