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Mais categorias e menos produtos por compra: classes D e E impulsionam mudanças no consumo

22/01/2025

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Fonte: Reckitt Higyene Comercial

arvore

Marca 
Tamanho (750 ml, 500 ml, 1 L ou mais)
Fragância (lavanda,floral, cítrico)

SORTIMENTO REFERÊNCIA

  • Até 4 checkouts: concentrar-se nas principais marcas do segmento. É importante ter tamanhos
    pequenos e intermediários, além de opções de formatos, como garrafas, gatilho e refil
  • Premium/gourmet: promover versões com benefícios e fórmulas diferenciadas, incluindo também uma variedade de fragrâncias.
    Por conta do tamanho das lojas, focar as embalagens menores e intermediárias do segmento
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: focar as marcas líderes de mercado com portfólios completos, dando ênfase às embalagens menores e intermediárias, especialmente os itens em refil. Incluir opções de marcas mais acessíveis para o consumidor de classe social D/E é essencial.
    Diferentes fragrâncias, formatos e tamanhos
  • Hipermercados: é importante um portfólio completo na categoria, destacando marcas líderes que oferecem diversos atributos e benefícios em seus segmentos. Priorize marcas que apresentem, no mesmo segmento, produtos com variados formatos, fragrâncias, benefícios de formulações, opções distintas de aplicadores, além de itens regulares e premium em seus portfólios
  • Lojas de proximidade: incluir os diferentes benefícios, tamanhos e formatos que essa categoria possui. Priorize marcas que apresentem linhas completas em seus portfólios
  • Atacarejos: ter marcas de destaque no mercado, mas também opções com faixas de preço mais baixas. É essencial ter os tamanhos maiores e produtos de diferentes formatos, fragrâncias e benefícios

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA

  • Exponha o segmento por marca, iniciando com as de maior valor agregado e finalizando com as marcas que possuem preços mais baixos
  • É interessante expor os itens com mais benefícios na parte de cima da gôndola

EVOLUÇÃO DAS VENDAS

DICAS

  • É recomendado expor o segmento ao lado de álcool ou limpa-vidros
  • Uma oportunidade de exposição extra é a realização de cross com perfumados
  • Coloque os itens do segmento de sustentáveis no início da gôndola. Isso vai gerar maior visibilidade
    para os shoppers e experimentação dos produtos, alavancando a rentabilidade do negócio
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