09/05/2025
Limpeza / Desinfetante
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Start Química e Especial Categorias 2024 (Reckitt)
ÁRVORE
Formato (lenços, aerossol, líquido)
Marca
Aroma
Exposição recomendada
- Recomenda-se organizar a gôndola por marcas, de maior para menor valor agregado
- Dentro das marcas, executar por tamanho e por formato, de cima para baixo: lenços, aerossol e líquido (500ml em cima e 1L ou mais, para baixo)
- Interessante iniciar com fragrâncias premium e finalizar com as regulares
Sortimento referência
- Até 4 checkouts: foque marcas conhecidas e opções de preço baixo; ofereça formatos de embalagem e fragrâncias diferentes
- Premium/gourmet: contemple itens com benefícios diferenciados e boa variedade de fragrâncias
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: destaque marcas de preço baixo, embalagens de tamanho
intermediário (1 L e 2 L) - Hipermercados: Variedade de marcas e fragrâncias e destaque marcas de preço e de maior rentabilidade
- Lojas de proximidade: ofereça produtos com benefícios diferenciados. Devido ao espaço limitado, priorize marcas com boa variedade de fragrâncias
- Atacarejos: trabalhe com marcas de destaque, além das mais baratas. É recomendado incluir embalagens de tamanhos maiores e ter variedade de fragrâncias
Saiba Mais
- Diversificar a variedade oferecida
- Trabalhar com diferentes fragrâncias e tamanhos, incluindo desinfetantes concentrados
- Incluir no sortimento produtos que ofereçam benefícios diferenciados
- Oferecer promoções que elevem o tíquete de compra. Exemplo: promoção do dia do banheiro, quando produtos voltados para essa finalidade estarão em oferta
- Trabalhe com uma boa quantidade de imagens, sempre com alta qualidade. A Start Química recomenda ressaltar as características do produto, para ajudar na escolha (embalagens, benefícios e tamanhos). Também é importante oferecer promoções e descontos por tempo limitado, como as do tipo “Compre 2, leve 3” ou kits
- Margem de lucro média entre 20% e 35%