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10/05/2025
Limpeza / Alvejante sem Cloro (Tira Manchas)
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Reckitt
ÁRVORE
Marca
Formato
Variante
Tamanho
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
EM UNIDADES *
Pó
Barra
Líquido
Exposição recomendada
- Organize por marca, iniciando com a líder
- Em seguida, agrupe os produtos da versão em pó nas prateleiras de cima e as versões gel/líquido nas prateleiras de baixo
- Exponha primeiro os itens para roupas brancas e, depois, para roupas coloridas dentro de cada marca
- Dedique 50% do espaço para cada versão
- Coloque os formatos em refil e embalagens de menor gramatura à altura dos olhos
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
78% de crescimento quando exposto entre alvejantes seguros, sabão líquido e amaciantes
Sortimento referência
- Até 4 checkouts: sugestão de priorizar a marca referência do mercado, oferecendo itens de cada um dos segmentos (para roupas coloridas e brancas e líquido e pó). Atenção especial a formatos econômicos e embalagens menores, que atendem às compras de reposição e a um menor desembolso
- Premium/gourmet: itens da marca líder de mercado em todos os segmentos: pó, líquido, roupas brancas e coloridas, em diferentes tamanhos e benefícios. Trabalhe com duas ou três marcas referência da categoria para evitar ruptura nos produtos de maior giro
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: inclua produtos de diferentes segmentos, mas incentive itens de menor tamanho e desembolso que façam sentido para a ocasião de compra do consumidor, especialmente os formatos em refil. Priorize marcas que oferecem diversos segmentos para melhorar a
experiência de compra da categoria - Hipermercados: explore o sortimento completo da categoria: diferentes formatos, variantes, tamanhos e tipos de embalagem. Foque a marca referência no mercado e mais uma ou duas para dar opções de preço ao consumidor. Essa quantidade costuma ser suficiente para compor uma gôndola e mix eficientes, diminuindo o risco de ruptura e incentivando os itens de maior giro
- Lojas de proximidade: garanta um mix com itens dos diferentes segmentos da categoria, incentivando os de menor tamanho e os formatos refil. Priorize marcas que tenham a segmentação completa da categoria
- Atacarejos: foque embalagens de maior volume/tamanho e packs promocionais. Ofereça um mix completo de segmentos, contando com diferentes formatos, tamanhos, variantes e tipos de embalagem. Destaque ainda as marcas referência no mercado
SAIBA MAIS
- Além de classificar corretamente os produtos e utilizar as palavras-chave na ferramenta de busca, também é recomendado fazer um ranqueamento estratégico da posição dos itens que compõem a categoria. Garantir que esteja bem claro qual é o produto que o cliente está vendo e para que ele serve também é importante