Solução Sortimento - Alvejante sem Cloro (Tira Manchas)SA+ Ecossistema de Varejo

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Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

10/05/2025

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Fonte: Reckitt

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Tamanho

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

EM UNIDADES *

Barra

Líquido

Exposição recomendada

  • Organize por marca, iniciando com a líder
  • Em seguida, agrupe os produtos da versão em pó nas prateleiras de cima e as versões gel/líquido nas prateleiras de baixo
  • Exponha primeiro os itens para roupas brancas e, depois, para roupas coloridas dentro de cada marca
  • Dedique 50% do espaço para cada versão
  • Coloque os formatos em refil e embalagens de menor gramatura à altura dos olhos



APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
78% de crescimento quando exposto entre alvejantes seguros, sabão líquido e amaciantes

Sortimento referência

  • Até 4 checkouts: sugestão de priorizar a marca referência do mercado, oferecendo itens de cada um dos segmentos (para roupas coloridas e brancas e líquido e pó). Atenção especial a formatos econômicos e embalagens menores, que atendem às compras de reposição e a um menor desembolso
  • Premium/gourmet: itens da marca líder de mercado em todos os segmentos: pó, líquido, roupas brancas e coloridas, em diferentes tamanhos e benefícios. Trabalhe com duas ou três marcas referência da categoria para evitar ruptura nos produtos de maior giro
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: inclua produtos de diferentes segmentos, mas incentive itens de menor tamanho e desembolso que façam sentido para a ocasião de compra do consumidor, especialmente os formatos em refil. Priorize marcas que oferecem diversos segmentos para melhorar a
    experiência de compra da categoria
  • Hipermercados: explore o sortimento completo da categoria: diferentes formatos, variantes, tamanhos e tipos de embalagem. Foque a marca referência no mercado e mais uma ou duas para dar opções de preço ao consumidor. Essa quantidade costuma ser suficiente para compor uma gôndola e mix eficientes, diminuindo o risco de ruptura e incentivando os itens de maior giro
  • Lojas de proximidade: garanta um mix com itens dos diferentes segmentos da categoria, incentivando os de menor tamanho e os formatos refil. Priorize marcas que tenham a segmentação completa da categoria
  • Atacarejos: foque embalagens de maior volume/tamanho e packs promocionais. Ofereça um mix completo de segmentos, contando com diferentes formatos, tamanhos, variantes e tipos de embalagem. Destaque ainda as marcas referência no mercado

SAIBA MAIS

  • Além de classificar corretamente os produtos e utilizar as palavras-chave na ferramenta de busca, também é recomendado fazer um ranqueamento estratégico da posição dos itens que compõem a categoria. Garantir que esteja bem claro qual é o produto que o cliente está vendo e para que ele serve também é importante
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