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04/02/2025

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Fonte: Reckitt Hygiene Comercial

arvore

Marca
Formato (pó, barra, pré-lavagem, líquido)
Variante (pink, white)
Tamanho (40 g, 240 g, 1 kg, 500 ml, 1 L, 2 L)

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

Em valor *

Liquido

Barra

Exposição recomendada

  • Além da divisão do planograma, exponha primeiro as versões para roupas brancas e, depois, para as coloridas dentro de cada marca, com 50% do espaço para cada
  • Formatos em refil e embalagens de menor gramatura à altura dos olhos

Sortimento referência

  • Até 4 checkouts: priorizar a marca referência no mercado, oferecendo itens de cada. Atenção aos formatos econômicos e embalagens menores que atendem as compras de reposição e o menor desembolso
     
  • Premium/gourmet: oferecer itens da marca líder de mercado em todos os tamanhos e segmentos: pó, líquido, roupas brancas, coloridas e produtos com benefícios, como antibacteriano. Para evitar ruptura, é recomendado trabalhar com duas ou três marcas referência na categoria
     
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: o mix deve contemplar itens dos diferentes segmentos, mas com ênfase em produtos de menor tamanho e desembolso, que façam sentido à ocasião de compra do consumidor, especialmente os formatos em refil. Priorizar marcas que oferecem, dentro do seu portfólio, todos os segmentos para melhorar a experiência de compra da categoria
     
  • Hipermercados: explorar o portfólio completo da categoria: diferentes formatos, variantes, tamanhos e tipos de embalagem. Sugere-se focar a marca referência no mercado e mais uma ou duas marcas para dar opções de preço ao consumidor
     
  • Lojas de proximidade: garantir itens de todos os segmentos, com ênfase nos de menor tamanho e refis. Priorizar marcas que oferecem os diferentes segmentos
     
  • Atacarejos: priorizar embalagens de maior tamanho, além de packs promocionais, mas sem deixar de oferecer uma variedade completa de segmentos, garantindo diferentes formatos, tamanhos, variantes e tipos de embalagem

Dica

  • Muitas vezes a categoria está exposta próximo à água sanitária/cloro e isso traz uma percepção de similaridade entre os produtos, deixando de demonstrar os reais benefícios que alvejantes seguros/tira-manchas podem trazer. Pensando nisso, é recomendado que o item esteja exposto entre sabão líquido e amaciante concentrado

No e-commerce

  • Classifique corretamente os produtos, utilize palavras-chaves na ferramenta de busca e ranqueie de forma estratégica a posição dos produtos da categoria
  • Deixe escrito de forma clara qual é o produto e para que ele serve, utilizando as melhores imagens
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