04/02/2025
Higiene e Beleza / Sabonetes
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Sinter Futura
arvore
Benefício
Marca
Preço
Fragrância
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
Participação nas vendas *
Básico
Perfumados
Hidratante
Antibac
Glicerinados
Exposição recomendada
- Por benefício, alinhado à régua de preços, que segue a ordem: antibac, glicerinados, hidratantes, perfumados e básicos
Sortimento referência
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Até 4 checkouts: 30 SKUs (30% de cobertura na categoria) – Foco em Perfumados, Hidratantes, Básico e Antibac
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Premium/gourmet: 40 SKUs (45% de cobertura na categoria) – Foco em Perfumados, Hidratantes, Antibac e Glicerinados
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Lojas de vizinhança para as classes C/D/E: 30 SKUs (34% de cobertura na categoria) – Foco em Perfumados, Hidratantes e Básico
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Hipermercados: 100 SKUs (70% de cobertura na categoria) – Todos os segmentos
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Lojas de proximidade: 20 SKUs (25% de cobertura na categoria) - todos os segmentos
- Atacarejos: 120 SKUs (80% de cobertura na categoria) – Todos os segmentos
No e-commerce
- Montar packs exclusivos que não podem ser feitos nas lojas físicas e direcionar as ofertas de acordo com o público-alvo de cada segmento
Saiba mais
20% a 25% margem média de lucro da categoria
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
- Crescimento de 10% acima do mercado
Dicas
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O varejista deve encarar a categoria como uma de destino, mas com capacidade de gerar margem
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A categoria tem praticamente 100% de penetração nos lares e leva os clientes para o corredor de higiene pessoal, porém com baixa troca de PDV por questões de preço. Por isso, são desnecessárias promoções superagressivas que não geram volume incremental
? - Garantir que o sortimento tenha os itens mais vendidos de uma quantidade maior de marcas. No caso de sabonetes, o varejista deve buscar o melhor portfólio dentro de um mix maior de marcas