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Fonte: Coca-Cola

arvore

Familiar/individual 
Marca
Benefício
 Tipo de chá (mate, verde, preto) 
Sabor (pêssego, limão, natural, abacaxi) 
Regular/Zero

Sortimento Referência

  • Até 4 checkouts: sortimento mais reduzido
  • Premium/gourmet: priorizar importados e chás em vidro
  • Lojas de vizinhança classes C/D/E: foco em lata e PET até 500 ml Hipermercados: mix amplo, tomando cuidado com as versões em copo, que são mais baratas. Embalagens individuais em geladeiras no checkout elevam vendas
  • Lojas de proximidade: sortimento mais enxuto, com no máximo três marcas
  • Atacarejos: ênfase em packs de itens individuais

Exposição Recomendada

O varejista precisa estar atento ao tipo mais relevante de chá na região em que atua

  • Iniciar a exposição por individual de cima para baixo até familiar, mantendo uma proporção de  exposição de 30% e 70%, respectivamente
  • Entre os produtos individuais, adote uma organização vertical
  • Feito isso, inicie pelos chás funcionais e com benefícios, seguidos pelos tipos verde, mate e preto. É importante ressaltar que essa sequência pode ser alterada conforme a região.
    No Rio de Janeiro, por exemplo, o racional que faz mais sentido é começar por mate, depois preto e verde
  • Já no segmento familiar, também adotando uma exposição verticial, deve-se iniciar pelo chá verde
    e, na sequência, preto e mate
  • Blocar os segmentos por marcas, iniciando com a versão regular e depois light/diet

Evolução Das Vendas

No E-Commerce

  • Trabalhar o produto com a categoria de chás secos, pois existe alta convivência entre elas. A frequência de compra do shopper é 52% maior ao adquirir ambas do que quando ele se limita aos chás líquidos
  • A categoria possui uma incidência maior de compra com produtos ready to eat. Portanto podem ser feitas sugestões de compra de chás líquidos após o shopper selecionar produtos como pães, biscoitos, snacks e salgadinhos
  • Gestão da taxonomia e das imagens dos itens facilitam a procura dos produtos pelo shopper
  • Segmentação dos botões de busca dentro da categoria, alinhados aos atributos de decisão do shopper, também contribui para facilitar a navegação

Saiba Mais

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Foi implementada no GPA e proporcionou crescimento de 23%, enquanto categoria cresce em torno de 12%

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