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10/05/2025
Bebidas Não Alcoólicas / Chá pronto
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Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Coca-Cola
ÁRVORE
Familiar/Individual
Marca
Benefício
Tipo de chá (mate, verde, preto)
Sabor (pêssego, limão, natural, abacaxi)
Regular/Zero
Exposição Recomendada
Atenção ao tipo mais relevante de chá na sua região
- Iniciar a exposição por individual de cima para baixo até familiar, mantendo uma proporção de exposição de 30% e 70%, respectivamente
- Entre os produtos individuais, adote organização vertical
- Feito isso, inicie pelos chás funcionais e com benefícios, seguidos pelos tipos verde, mate e preto. É importante ressaltar que essa sequência pode ser alterada conforme a região. No Rio de Janeiro, por exemplo, o racional que faz mais sentido é começar por mate, depois preto e verde
- Já no segmento familiar, também adotando uma exposição verticial, deve-se iniciar pelo chá verde e, na sequência, preto e mate
- Blocar os segmentos por marcas, iniciando com a versão regular e depois light/diet
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
17% de crescimento depois da implementação no GPA
Sortimento Referência
- Até 4 checkouts: sortimento mais reduzido
- Premium/gourmet: priorizar importados e chás em vidro
- Lojas de vizinhança classes C/D/E: foco em lata e PET até 500 ml
- Hipermercados: mix amplo, tomando cuidado com as versões em copo, que são mais baratas. Embalagens individuais em geladeiras no checkout elevam vendas
- Lojas de proximidade: sortimento mais enxuto, com no máximo três marcas
- Atacarejos: ênfase em packs de itens individuais