22/01/2025
Bebidas Alcoólicas / Vinhos Nacionais
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Vinícola Aurora
arvore
Marca
Tipo de uva
Preço
Origem
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
Em Volume *
Vinhos finos premium
Vinhos de mesa
Vinhos finos de entrada
Sortimento referência
-
Até 4 checkouts e lojas de vizinhança classes C/D/E: vinhos de mesa, vinhos finos de entrada
-
Premium/gourmet e lojas de proximidade: vinhos finos de entrada, vinhos finos premium
- Hipermercados e atacarejos: vinhos de mesa, vinhos finos de entrada, vinhos finos premium
- Lojas de proximidade: vinhos finos de entrada, vinhos finos premium
- Atacarejos: vinhos finos de entrada, vinhos de mesa, vinhos finos premium
Exposição recomendada
- O ideal é que a categoria tenha espaço exclusivo na adega. Caso não seja possível, a recomendação é expor no corredor de bebidas
- Na gôndola, o primeiro passo é agrupar por marca. Dentro de cada marca, bloque por tipo de uva ou categorias (premium e de entrada, por exemplo)
- É interessante ainda considerar a origem, que, no caso dos vinhos brasileiros, tem crescido em importância no mercado
No e-commerce
- Tenha uma boa exposição do produto nas plataformas online, preços atrativos em relação ao mercado físico, agilidade nos retornos e prazos de entrega e diversidade de rótulos (portfólio abrangente)
Dicas
- Evitar agrupar vinhos de diferentes faixas de preço e segmentos. Por exemplo, um vinho de entrada
importado com um vinho premium nacional, ou vinhos reservados importados com vinhos premium
nacionais. Essa organização pode contribuir para uma percepção equivocada de que o produto nacional é mais caro do que o importado - Trabalhar com produtos de maior valor agregado, além dos itens de consumo recorrente e de volume
- Promover degustações com atendentes especializados
- Fazer promoções de itens de maior volume