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18/04/2025
Bebidas Alcoólicas / Cervejas
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Heineken
ÁRVORE
Ocasião de consumo
Escolha do canal e PDV
Rol de marcas preferidas (especiais, premium, mainstream, economy)
Atributos ou estilos (estilos de cervejas, zero álcool, puro malte, low calories, sem glúten)
Preço / promoção (embalagem | tipo de pack)
Gelado
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
EM VOLUME *
Regular premium
Core mainstream
Economy
Upper mainstream
Exposição Recomendada
- Especiais e craft: devem abrir o fluxo do corredor para promover trade up do shopper
- Premium: no centro do corredor, para o shopper comparar as opções disponíveis nos demais segmentos ao lado
Mainstream e mainstream puro malte: foco em maior volume por ocasião e posicionamento de preço mais competitivo com ou sem destaque para líquido puro malte
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
Incremento orgânico acima de 12% e aumento no faturamento da categoria versus os últimos 3 meses
SAIBA MAIS
- A exposição deve ser por segmentos, para promover a migração entre marcas de maior valor agregado
- Quanto aos produtos com apelo de saudabilidade (zero álcool e sem glúten), o ideal é que fiquem ao lado da marca mãe e como segunda opção fazer dupla exposição, posicionando no segmento de cervejas com atributos saudáveis
- Incremente as gôndolas refrigeradas ou a positivação de refrigeradores, expondo majoritariamente marcas premium, que aumentam em até 30% as vendas da loja atendendo a ocasiões de consumo iminentes
- Busca rápida: use tags que auxiliam na sazonalidade; coloque filtros com atributos do produto em linha com atributos da categoria; faça venda cruzada nas páginas dos produtos; insira vídeos/tutoriais
- Lista de compras: personalize a experiência; use palavras-chave para referenciar o item; adote filtros relevantes; valorize eventos comerciais (Dia dos Pais, Natal, etc.); sugira cestas-padrão de acordo com o histórico de compras offline e online (análise comportamental em tempo real)
- Experiência pós-compra: faça a ativação de CRM; use chatbot; confira as avaliações e comentários; analise os dados de picos de pesquisa de palavras-chave
- As marcas premium nos refrigerados podem trazer até 30% de aumento nas vendas