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04/02/2025

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Árvore de decisão

Fonte: Heineken

arvore

Ocasião de consumo
Escolha do canal e PDV
Rol de marcas preferidas (especiais, premium, mainstream, economy)
Atributos ou estilos (estilos de cervejas, zero álcool, puro malte, low calories, sem glúten)
Preço / promoção (embalagem | tipo de pack)
Gelado

Participação nas Vendas

Participação das versões do volume de vendas.

Ponderado em Valor (50%) em Volume (50%) *

Craft

Econômica

Premium

Mainstream

Puro malte mainstream

Exposição Recomendada

  • Especiais e craft: oferecem maior rentabilidade
  • Premium: cervejas Malzibier fazem parte do segmento para compor as ocasiões de consumo
  • Mainstream e mainstream puro malte: destaque para líquido puro malte
  • Econômicas: preço menor e líquido leve

No E-commerce

  • Busca rápida: use tags que auxiliam na sazonalidade; coloque filtros com atributos do produto em linha com atributos da categoria; faça venda cruzada nas páginas dos produtos; insira vídeos/tutoriais
  • Lista de compras: personalize a experiência; use palavras-chave para referenciar o item; adote filtros relevantes; valorize eventos comerciais (Dia dos Pais, Natal, etc.); sugira cestas-padrão de acordo com o histórico de compras offline e online (análise comportamental em tempo real)
  • Experiência pós-compra: faça a ativação de CRM; use chatbot; confira as avaliações e comentários; analise os dados de picos de pesquisa de palavras-chave

Dicas

  • A categoria deve ter mais espaço na loja do que o share
  • Cervejas especiais devem ter como exposição natural apenas o corredorda categoria e não o de outras bebidas como vinhos ou destilados
  • Produtos com apelo de saudabilidade (0 aácool, 0 glúten) devem ficar ao lado da marca-mãe até que o desenvolvimento do segmento justifique um módulo apenas para ele
  • Incremente geladeiras ou a positivação de refrigeradores, expondo sobretudo marcas premium, cujas vendas crescem até 30%


Árvore de Decisão - Aplicação Prática e Resultados

60% de alta orgânica no faturamento da categoria sobre o mês anterior com redução de ruptura, melhora do mix, otimização do cadastro de itens com
foco em rentabilidade e melhoria da jornada de compra


Saiba Mais

30% de aumento nas vendas quanto as marcas premium podem alcançar



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