SA Varejo
Bnex PesquisaMarço

Varejo alimentar cresce 8,2% em março com Páscoa “adiantada”

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/05/2024

Bnex

Foto: Adobe Stock


Tradicionalmente realizada em abril, este ano a Páscoa foi no último final de semana de março, fazendo com que o faturamento nos supermercados e atacarejos no mês crescesse 8,2% no comparativo ano a ano.


Esse percentual também foi impulsionado pelos clientes fidelizados, que contribuíram para um crescimento de 36,5% no faturamento do período; pela frequência de compras e pela quantidade de tíquetes que registram aumento de 4,8% e 3,7%, respectivamente.


Se considerarmos somente os supermercados, o aumento no faturamento foi ainda mais expressivo - cerca de 10,8%, principalmente devido ao crescimento do preço médio, tíquete médio e quantidade de tíquetes. Os supermercados com mais de 10 checkouts foram os que mais contribuíram para esse resultado, com aumento de 11,2%


Já os atacarejos tiveram um crescimento de 6,5% impulsionado pela queda nos preços que possibilitou o aumento de itens no carrinho.


Os dados são de um levantamento realizado pela Bnex , empresa especialista em ciência do consumo, que analisou 133 milhões de transações. A pesquisa também indica que o tíquete médio geral registrou aumento de 4,4%, sendo que entre os consumidores fidelizados esse percentual foi de +5,6% enquanto entre os não fidelizados foi -3,9%.
 
Outra informação é o Top 5 de produtos mais comuns no carrinho dos consumidores: cerveja em lata de até 550 ml, FLV, leite de 1 L, biscoitos industrializados e carnes e aves. 


Em relação às missões de compra, as de emergência foram as mais recorrentes (61,9%), porém também são as que mais diminuem na preferência do shopper. Logo em seguida estão as missões de conveniência (29,5%), reposição (6,3%) e, por último, abastecimento (2,2%).

COMPARTILHAR
TAGS:Bnex, Pesquisa,Março
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Bnex - IA - Adobe StockRio Grande do Sul

Tragédia no RS causa impacto superior a meio bilhão de reais para o varejo alimentar

DiaDia Supermercado

Por que muitas lojas estão enfrentando queda no faturamento

Adobe Stock - Mulher com celular corredorPesquisa

Derivados de milho apresentam queda nos preços em abril

Azeite - Adobe StockNeogrid

Índice de ruptura se estabiliza e alcança 13% em abril

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SAFALECONOSCO@SAINTELIGENCIADEVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados