ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/07/2025
Varejistas regionais ganham eficiência e aumentam a produtividade em suas lojas
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Inwave
EM 03/07/2025

Eficiência operacional está na pauta de todos os varejistas, já que nas lojas estão oportunidades de ganhos de vendas e produtividade, que podem impactar os resultados das empresas do setor. Foi isso o que aconteceu com as varejistas Andreazza (RS), Superviza (SC) e Rede Market (RJ). Em comum, essas empresas adotaram soluções da Inwave e conseguiram aumentar a eficiência, melhorar a gestão e elevar faturamento e satisfação dos clientes. Tudo isso com apoio de uma automação inteligente.
Queda de 60% nas perdas
O Supermercados Andreazza reduziu em cerca de 60% as perdas de laticínios e produtos de alto valor agregado, como queijo muçarela a pedaço. Isso foi possível com a adoção da Plataforma Darwin, da Inwave, uma solução integrada e flexível para controle de processos operacionais por imagens, com intervenção em tempo real.
Além disso, a tecnologia permitiu uma recuperação de mais de 10.000 itens que antes passavam despercebidos nos registros, fato que potencializa a eficiência financeira e dos processos de inventário. O tempo de cancelamento de um item no caixa também foi reduzido, algo que aprimorou ainda mais a satisfação do cliente.
“Com o fiscal remoto, conseguimos aumentar a eficiência, sem a necessidade de ampliar custos operacionais, garantindo ainda um atendimento mais ágil e um ambiente seguro, tanto para os clientes e colaboradores, quanto para o negócio. Com isso, conseguimos redistribuir recursos e enfrentar a falta de mão de obra no mercado”, destaca Mateus Andreazza, gerente administrativo da empresa.
Outro ponto destacado foi a facilidade na implementação da Plataforma Darwin. Segundo Andreazza, desde a contratação até a instalação e treinamento das equipes, todo o processo foi conduzido com eficiência e organização. "A transição foi muito tranquila. Não tivemos dificuldades e rapidamente conseguimos perceber os benefícios na prática", reforça.
Redução de 95% no tempo de atendimento
De forma semelhante, o Superviza dobrou as vendas e reduziu o tempo de atendimento em suas lojas após a adoção da Plataforma Darwin, da Inwave. Antes, o processo de liberação ou cancelamento de um item levava entre 5 e 10 minutos. Agora, com a tecnologia, esse tempo foi reduzido para uma média entre 30 e 40 segundos – uma redução de cerca de 95%. “Além disso, a partir da Central Remota, nós conseguimos acompanhar a operação do caixa para verificar possíveis erros, e depois realizamos uma auditoria em cima dos vídeos sinalizados pelas regras de exceção da plataforma”, relata Paulo Oneyda, controller do Grupo Superviza.
A empresa também registrou uma queda nas perdas e nas divergências do inventário. “O caixa, na hora que precisa multiplicar o produto, cancelar item ou cancelar o cupom, ergue o telefone e chama o fiscal remoto, que abre o PDV (Ponto de Venda) e a câmera, e por lá ele consegue cancelar o item ou cancelar o cupom”, exemplifica Oneyda.
Juscemar Zabloski, sócio proprietário da empresa, ainda destaca que a tecnologia trouxe mais controle e segurança. “Ganhamos em atendimento e velocidade, porque o cliente não gosta de ficar muito tempo na fila, e com esse ganho de agilidade, conseguimos vender mais e, consequentemente, seguir expandindo nossa operação.”
Baixa nos furtos com antenas e etiquetas
Outra tecnologia da Inwave são as antenas e etiquetas antifurtos, essenciais principalmente para a proteção de mercadorias de risco, como bebidas e carnes. A Rede Market adotou essa inovação e notou uma redução significativa no número de perdas e fraudes dentro do negócio.
A Plataforma Darwin também foi essencial para a empresa, que tinha como um de suas principais oportunidades de evolução as filas nos caixas decorrentes de erros de registro e demora no atendimento ao cliente. Para se ter uma ideia, antigamente a Rede Market tinha 6 fiscais por loja, que, muitas vezes, não davam conta da demanda do estabelecimento. Agora, um único operador remoto consegue atender de 3 a 4 lojas com excelência.
“Também conseguimos inibir muito as nossas perdas. Antes, não tínhamos meio de mensurar qual era esse número. Atualmente, além de ter esse parâmetro, conseguimos agir instantaneamente para recuperar esse dinheiro. E a tecnologia do fiscal remoto, do monitoramento, das antenas, acaba dando mais confiança para a gente poder expandir cada vez mais a empresa com segurança. A gente pensa na Inwave, sem dúvidas, como parte dessa nossa trajetória para o futuro”, finaliza Júnior Pereira, diretor de operações da Rede Market.
Notícias relacionadas

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT

Grupo ABC planeja abertura de 8 unidades até o fim de 2025

Grupo Mateus conclui fusão com Novo Atacarejo e assume controle da empresa
