21/01/2026
Quase metade dos supermercados paulistas já possuem e-commerce
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/01/2026

Foto: Adobe Stock
Cerca de 48% dos supermercados em São Paulo já operam com e-commerce, percentual superior aos 32% registrados em 2023. O delivery também está presente em 42% dos estabelecimentos, ante 23,2% observados há dois anos.
Os dados são de um levantamento da Apas e mostram que, após a expansão observada durante a pandemia, o comércio eletrônico passou a ocupar um papel permanente na estratégia das redes.
De acordo com a avaliação apresentada no estudo, o e-commerce atingiu um nível de estabilidade após o período de crescimento acelerado, com maior concentração de demanda em datas sazonais, como Black Friday e períodos de maior fluxo de consumo. Por isso, as empresas teriam ajustado processos e custos para manter o canal como apoio à loja física.
O levantamento também mostra que o delivery deixou de ser uma solução pontual e passou a integrar a operação regular dos supermercados, ampliando o alcance das lojas e fortalecendo a relação com os consumidores. Modelos híbridos, que combinam plataformas próprias e parcerias externas, tornaram-se mais frequentes.
No recorte sobre comportamento do consumidor, o estudo aponta que a confiança tem influenciado a escolha dos canais de compra, especialmente após episódios recentes envolvendo irregularidades na comercialização de bebidas fora do varejo tradicional.
Fonte: Engarrafador Moderno
Notícias relacionadas
ExpansãoDuas regionais planejam novas unidades em 2026
Jornada de TrabalhoPague Menos amplia adoção da escala 5×2 e altera funcionamento de lojas aos domingos
CrescimentoRitmo de inaugurações em São Paulo aumenta 41% em 2025
Expansão







