Supermercados adotam solução para redução das filas e eficiência no checkoutSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Mtrix: marca renovada, índice de mercado com 1 milhão de PDVs e rede profissional vão transformar o varejo

04/07/2025

NEWSLETTER

Supermercados adotam solução para redução das filas e eficiência no checkoutSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tecnologia InwaveGrupo Andreazza Rede MarketSuperviza

Supermercados adotam solução para redução das filas e eficiência no checkout

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Inwave

EM 03/07/2025

Andreazza



Filas no caixa decorrentes do longo processo para o cancelamento de itens são um dos principais desafios enfrentados pelos varejistas nas lojas físicas. Além de demandar o tempo dos profissionais no estabelecimento que poderiam estar executando outras atividades, esse problema pode gerar uma insatisfação no cliente. Nesse cenário, uma das soluções que tem se mostrado mais efetiva nos últimos anos são os fiscais remotos.


E este é um dos benefícios que a Plataforma Darwin, da Inwave, oferece. Uma tecnologia voltada para o varejo alimentar que agiliza os processos no caixa, reduzindo significativamente o tempo para cadastramento e cancelamento dos itens – e todos os lados saem ganhando.


Exemplo disso é a Rede Market que antes tinha até 6 fiscais de caixa em uma mesma unidade, porém, os profissionais não davam conta da média de 17 checkouts presentes no estabelecimento. Agora, com a Plataforma, a empresa possui uma central que atua no monitoramento de todos os PDVs com 3 operadores remotos responsáveis por 177 checkouts. Ou seja, hoje um único profissional remoto consegue atender de 3 a 4 lojas com excelência.


A ferramenta também possibilitou a empresa a ter muito mais controle sob suas perdas. Antes, nós não conseguíamos nem mesmo mensurar qual era esse número. Agora, além de ter esse parâmetro, podemos agir instantaneamente para recuperar esse dinheiro. E a tecnologia nos dá mais confiança para expandir cada vez mais com segurança”, relata Júnior Pereira, diretor de operações da Rede Market.


O Supermercados Andreazza também viu resultados significativos com a implementação da Plataforma Darwin, da Inwave. Para se ter uma ideia, houve uma redução de 60% nas perdas emlaticínios e produtos de alto valor agregado, como o queijo muçarela a pedaço. O fiscal remoto é outro ponto em que a ferramenta tem aprimorado a empresa. “Conseguimos aumentar a eficiência, sem a necessidade de ampliar os custos operacionais, garantindo ainda um atendimento mais ágil e um ambiente seguro, tanto para os clientes e colaboradores, quanto para o negócio”, destaca Mateus Andreazza, gerente administrativo do grupo.


A tecnologia ainda permitiu uma recuperação de mais de 10.000 itens que antes passavam despercebidos nos registros. “O cliente quer rapidez. Ele quer pagar e sair do mercado sem complicações, com segurança e de modo prático. Com o apoio da Inwave, conseguimos proporcionar uma experiência muito mais fluida e que contribui para a fidelização dos consumidores", explica Marinês Antunes, supervisora geral da frente de caixa da empresa.


O Supermercados Superviza também notou uma redução significativa nas operações de cancelamento com a Plataforma Darwin. Antes de adotar a solução o tempo desse processo variava entre 5 até 10 minutos. Hoje, ele é executado em uma média de 30 a 40 segundos. “Além disso, a partir da Central Remota, nós conseguimos acompanhar a operação do caixa para verificar possíveis erros, e depois realizamos uma auditoria em cima dos vídeos sinalizados pelas regras de exceção da plataforma”, conta Paulo Oneda, controller do Grupo Superviza.


O executivo ainda explica como a inovação funciona na prática: “O caixa – na hora que tem a necessidade de multiplicar o produto, cancelar item ou o cupom – ergue o telefone e chama o fiscal remoto, que abre o PDV e a câmera. Por lá, ele consegue cancelar o que for necessário.” Juscemar Zabloski, sócio proprietário da empresa também vê os benefícios da implementação.“Essa tecnologia trouxe mais controle e segurança para nós. Ganhamos em atendimento e velocidade, porque o cliente não gosta de ficar muito tempo na fila, e com esse ganho de agilidade, conseguimos vender mais e, consequentemente, seguir expandindo nossa operação.”

 

COMPARTILHAR
TAGS:Tecnologia, Inwave,Grupo Andreazza, Rede Market,Superviza
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Pereira - Fort Atacadista internaInovação

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT

Grupo ABC avança em Minas Gerais com inauguração de hipermercadoNova loja

Grupo ABC planeja abertura de 8 unidades até o fim de 2025

Grupo Mateus conclui fusão com Novo Atacarejo e assume controle da empresaAcordo

Grupo Mateus conclui fusão com Novo Atacarejo e assume controle da empresa

Pedro Joanir ZontaGestão e negócios

Pedro Joanir Zonta revela os bastidores da cultura que sustenta o Grupo Zonta

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados