Estudo aponta fatores de fidelização nos supermercados: diferença entre os dois primeiros é de apenas 3 pontos percentuaisSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

10/08/2025

NEWSLETTER

Estudo aponta fatores de fidelização nos supermercados: diferença entre os dois primeiros é de apenas 3 pontos percentuaisSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

FidelizaçãoSupermercadosDunnhumby

Estudo aponta fatores de fidelização nos supermercados: diferença entre os dois primeiros é de apenas 3 pontos percentuais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/07/2025

Adobe Stock supermercado

Foto: Adobe Stock


A maior parte da fidelização no varejo brasileiro está associada a preços e variedade de produtos, segundo o relatório Retail Preference Index (RPI), da dunnhumby, especializada em ciência de dados do cliente.


O estudo aponta que 65% dos consumidores entrevistados destacaram os pilares “preço, promoções e recompensas” (34%) e “sortimento” (31%) como os principais motivos para escolher e manter vínculo com uma rede de supermercados.


A pequena diferença entre os dois grupos de fatores, de apenas 3 pontos percentuais, sugere que o varejo deve ter uma atenção especial com ambos para garantir a lealdade do cliente. O próprio estudo confirma que, isoladamente, a experiência tem impacto limitado na fidelização se não vier acompanhada de fatores considerados essenciais pelos consumidores.


De acordo com o estudo, os consumidores que priorizam sortimento também consideram relevante a presença de produtos de qualidade, marcas confiáveis, opções inovadoras e alternativas voltadas à alimentação saudável.


“Os dados do estudo RPI 2025 apontam que o consumidor brasileiro é bastante criterioso a preço e sortimento, o que reforça a necessidade de uma proposta de valor agregado clara e bem executada pelos varejistas. Ao mesmo tempo, há espaço para diferenciação em experiência e nos canais digitais, especialmente para varejistas que já construíram uma boa base nesses pilares”, afirma Renan Pessim, General Manager da dunnhumby no Brasil e no Chile.


A pesquisa ouviu mais de 6.000 compradores no Brasil para analisar 44 empresas do setor alimentar, incluindo supermercados de bairro, hipermercados, atacarejos e varejistas 100% digitais. Além disso, cruzou a percepção do público com dados de mercado como o share of wallet, a taxa composta de crescimento e o vínculo emocional entre cliente e varejista.


Posicionamento consistente


Com base nisso, elencou os 11 varejistas com melhor desempenho geral. Eles se destacam por oferecer uma proposta de valor clara, com equilíbrio entre preços e sortimento, além de desempenho superior em operações.


São eles (em ordem alfabética): Amazon, Assaí Atacadista, Bahamas, Condor, Supermercados Guanabara, Mart Minas, Mercado Livre, Mundial, Nordestão, Savegnago e Zaffari.


Esse grupo apresentou taxa de crescimento anual de 13%, frente a 7% dos demais.


O estudo da dunnhumby aponta ainda que varejistas digitais também avançaram no ranking graças à competitividade nos preços e à diversidade de produtos. No entanto, as lojas físicas seguem sendo preferência do consumidor brasileiro, especialmente para a compra de alimentos perecíveis.


COMPARTILHAR
TAGS:Fidelização,Supermercados,Dunnhumby
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoExpansão

Supermercados BH e Supermarket inauguram novas lojas e ampliam atuação regional

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América LatinaSupermercados

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América Latina

Bretas Águas Lindas_DivulgaçãoSupermercados

Bretas reinaugura unidades em Goiás com ampliação de espaço para produtos importados e saudáveis

Pão de açúcar GPA linha própria marca própria premiumSupermercados

Marcas próprias devem ultrapassar marco de R$ 5 bi no GPA até 2028

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados