10/08/2025
Estudo aponta fatores de fidelização nos supermercados: diferença entre os dois primeiros é de apenas 3 pontos percentuais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/07/2025

Foto: Adobe Stock
A maior parte da fidelização no varejo brasileiro está associada a preços e variedade de produtos, segundo o relatório Retail Preference Index (RPI), da dunnhumby, especializada em ciência de dados do cliente.
O estudo aponta que 65% dos consumidores entrevistados destacaram os pilares “preço, promoções e recompensas” (34%) e “sortimento” (31%) como os principais motivos para escolher e manter vínculo com uma rede de supermercados.
A pequena diferença entre os dois grupos de fatores, de apenas 3 pontos percentuais, sugere que o varejo deve ter uma atenção especial com ambos para garantir a lealdade do cliente. O próprio estudo confirma que, isoladamente, a experiência tem impacto limitado na fidelização se não vier acompanhada de fatores considerados essenciais pelos consumidores.
De acordo com o estudo, os consumidores que priorizam sortimento também consideram relevante a presença de produtos de qualidade, marcas confiáveis, opções inovadoras e alternativas voltadas à alimentação saudável.
“Os dados do estudo RPI 2025 apontam que o consumidor brasileiro é bastante criterioso a preço e sortimento, o que reforça a necessidade de uma proposta de valor agregado clara e bem executada pelos varejistas. Ao mesmo tempo, há espaço para diferenciação em experiência e nos canais digitais, especialmente para varejistas que já construíram uma boa base nesses pilares”, afirma Renan Pessim, General Manager da dunnhumby no Brasil e no Chile.
A pesquisa ouviu mais de 6.000 compradores no Brasil para analisar 44 empresas do setor alimentar, incluindo supermercados de bairro, hipermercados, atacarejos e varejistas 100% digitais. Além disso, cruzou a percepção do público com dados de mercado como o share of wallet, a taxa composta de crescimento e o vínculo emocional entre cliente e varejista.
Posicionamento consistente
Com base nisso, elencou os 11 varejistas com melhor desempenho geral. Eles se destacam por oferecer uma proposta de valor clara, com equilíbrio entre preços e sortimento, além de desempenho superior em operações.
São eles (em ordem alfabética): Amazon, Assaí Atacadista, Bahamas, Condor, Supermercados Guanabara, Mart Minas, Mercado Livre, Mundial, Nordestão, Savegnago e Zaffari.
Esse grupo apresentou taxa de crescimento anual de 13%, frente a 7% dos demais.
O estudo da dunnhumby aponta ainda que varejistas digitais também avançaram no ranking graças à competitividade nos preços e à diversidade de produtos. No entanto, as lojas físicas seguem sendo preferência do consumidor brasileiro, especialmente para a compra de alimentos perecíveis.
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