“O pior do trade down passou”, afirma Belmiro Gomes
POR Alessandra Morita
EM 11/11/2024
Divulgação
Ao responder à pergunta de um analista de mercado sobre a expectativa de ganho de margem da empresa e a competitividade do mercado, durante teleconferência de resultados, Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista comentou:
“Não dá para saber o que vem por aí do ponto de vista tributário ou do ponto de vista de mercado de competição. Contudo, pela nossa base e pela progressão, é esperado um aumento de margem para 2025, dado que pelo menos este ano achamos que, na parte de trade down, o pior já passou. Mas obviamente todo mundo tem cautela.”
Segundo o CEO, a expectativa é de que, daqui para a frente, o consumidor consiga fazer uma retomada. Ele também cita a volta de um pouco mais de inflação, o que acaba ajudando o formato de atacarejo.
Isso acontece tanto pela capacidade de abastecimento de micro e pequenos comerciantes quanto pela diferença de preços do modelo em relação aos canais de varejo tradicional, o que impacta o consumidor final.
“Considerando a visão da Nielsen de que o cash & carry tem 50% do mercado, ainda há espaço para avançar”, disse o executivo.
Atualmente, 60% das vendas do Assaí são feitas para o consumidor final e 40% para os clientes pessoa jurídica. Belmiro destacou que as dinâmicas de cada um são diferentes. Mesmo no último grupo, existe o público foodservice, que tem um comportamento mais recorrente, e o revendedor, que é mais voltado para preço e prazo.
Em relação ao consumidor final, o foco tem sido a implementação de serviços nas lojas. Do total de unidades, 50% contam com três deles disponíveis: açougue, empório de frios e padaria.
Notícias relacionadas
Pereira e Comercial Zaffari seguem com a expansão de atacarejos
Koch, Passarela e Festval avançam com expansão pelo Sul
Assaí acelera estratégia de retail media e aposta em novos formatos
Grupo Pereira vai abrir 5 unidades do Fort Atacadista ainda neste ano
Alessandra Morita
Head de Conteúdo