No plano de expansão do Muffato, São Paulo poderá responder por cerca de 30% das novas lojasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hero Brasil adquire Pinati e incorpora 36 produtos ao portfólio

29/09/2025

NEWSLETTER

No plano de expansão do Muffato, São Paulo poderá responder por cerca de 30% das novas lojasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Crescimento Grupo Muffato Expansão M&AAtacarejo

No plano de expansão do Muffato, São Paulo poderá responder por cerca de 30% das novas lojas

POR Alessandra Morita

EM 29/09/2025

Max Atacadista Morumbi - Giovanni Gronchi

Foto: SA+


O Grupo Muffato deu mais um passo importante em seu avanço na região metropolitana de São Paulo. Inaugurou um Max Atacadista no bairro do Morumbi, na capital paulista, onde antes funcionava uma unidade da rede de construção C&C, de quem também adquiriu um ponto no Jaçanã, zona norte da cidade, cujas portas deverão abrir ao público em novembro.


Com a mais recente inauguração, a varejista soma 7 unidades na capital e Grande São Paulo. A região passa a ter um espaço estratégico nos planos de expansão do Grupo Muffato. A expectativa é de que cerca de 30% das novas unidades deverão ser na região metropolitana – o que, evidentemente, dependerá de oportunidade e prospecção de espaços disponíveis. No Estado, a companhia conta com 33 filiais.


Max Morumbi: reforço em perecíveis


“Estamos apostando muito nesse ponto da Giovanni Gronchi. Trata-se de uma localização muito estratégica por ser um corredor de ligação entre o Morumbi e Paraisópolis”, explica Ederson Muffato, diretor do grupo. “Fizemos uma pesquisa e, devido à região, vamos atender todos os públicos, desde o consumidor A até o frequentador de cash & carry e o cliente de baixa renda”, completa.


Por conta desse perfil, a nova filial do Max Atacadista oferece um mix um pouco maior de importados e perecíveis do que a média dos atacarejos do Grupo Muffato. Essa variedade pode ser vista em seções como fatiados, hortifrútis, padaria e saudáveis.



São cerca de 800 SKUs a mais na loja recém-inaugurada, totalizando 15.000 itens. Embora o consumidor final tenha mais destaque, o atacarejo também conta com um sortimento que atende às necessidades dos consumidores PJ (Pessoas Jurídicas) e dos transformadores.


Aceleração da expansão e planejamento


Neste ano, o Muffato inaugurou 8 unidades até o momento e tem previsão de abrir mais 8 até o final de 2025, totalizando 16. O número é apenas um pouco menor do que o de 2023, quando foram inauguradas as lojas adquiridas do Makro, que, somadas às aberturas orgânicas, perfizeram 18 estabelecimentos.


É natural, portanto, que 2024 tenha sido um ano focado na maturação de lojas e com apenas duas inaugurações. “Tomamos fôlego para virmos mais agressivos em expansão neste ano. Dentro do nosso plano, conseguimos comprar essas duas lojas da C&C, a do Morumbi e a do Jaçanã, que fica em uma região que ainda não estamos da capital”, avalia o diretor da varejista.


Caso as aberturas previstas até o final de 2025 sejam confirmadas, o Grupo Muffato alcançará 36 lojas inauguradas em três anos – um crescimento agressivo para uma varejista regional. Para dar suporte a esse avanço, a empresa vem se preparando. Desde 2021, tem investido em CDs, seja ampliando, reformando ou inaugurando.


“No ano passado, voltamos a olhar para dentro, focando sistemas e logística”, conta Ederson Muffato. Contudo, a exemplo do varejo como um todo, o principal desafio são pessoas. “Estamos formando cada vez mais. Hoje, 80% da base de gerentes vem da própria empresa, além de líderes e encarregados. Ainda assim temos buscado profissionais no mercado.”


Maturação de lojas



De 2024 até o primeiro semestre deste ano, as unidades inauguradas em 2023 em pontos que eram do Makro estão tendo crescimento forte e ganhando participação de mercado. “Nenhuma está crescendo menos do que 25% em relação ao ano passado”, afirma Ederson.


Ele explica que há lojas desse grupo com avanços de 30% e 40%. Portanto, ao inseri-las na empresa como um todo, elas contribuem para o crescimento das vendas. Contudo, as unidades mais maduras, acima de 4 anos, estão experimentando um ano mais desafiador, fruto sobretudo da conjuntura.


Com o cenário ainda incerto, o Grupo Muffato está aguardando o último trimestre do ano para traçar o plano de expansão de 2026. “Ainda não sabemos se será G ou M [grande ou médio], mas não vai ser um ano P [pequeno]”, enfatiza.


COMPARTILHAR
TAGS:Crescimento, Grupo Muffato, Expansão, M&A,Atacarejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Passarela em Santa Cruz do Sul (RS)Expansão

Grupo Passarela faz aporte de R$ 35 milhões em complexo com Via Atacadista no RS

Bandeirante SupermercadosExpansão

Varejista regional planeja inauguração em cidade inédita

SupervizaExpansão

Superviza investe R$ 31 milhões em nova loja

Prezunic inaugura mais uma loja em Campo Grande e amplia presença no Rio de JaneiroExpansão

Prezunic inaugura 39ª loja no Rio de Janeiro

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados