13/01/2025
JDE reforça portfólio com produto em categoria com crescimento de 38%
POR Lucia Helena de Camargo
EM 05/08/2024
Divulgação
A marca de cafés L’OR está lançando uma linha de cappuccinos premium, que chegam em embalagens com sachês unitários, para serem preparados individualmente, nos sabores chocolate, baunilha e caramelo. A indulgência é o atributo mais forte ligado à novidade, indicada para ser consumida em um momento de pausa das atividades, em casa ou no trabalho.
“Os produtos em dose única são um modelo em ascensão no mercado, por trazer a comodidade de possibilitar o consumo da bebida em qualquer lugar, mantendo a qualidade”, diz Tina Cação, diretora de vendas da JDE Brasil, cujo portfólio no País inclui as marcas L’OR, Pilão, Café do Ponto, Damasco, Maratá, Caboclo, Café Pelé, entre outras.
O primeiro varejo a receber o lançamento foi o Pão de Açúcar
do Morumbi, unidade na qual passou a funcionar a loja L’OR Store in Store – uma
loja dentro da loja. O formato funciona como uma ativação de marca com
estrutura de estande de vendas, inserida no espaço que anteriormente abrigava
uma unidade Extra, agora transformado pelo Grupo Pão de Açúcar em um gigantesco
supermercado.
“Comprovamos que o formato aumentou as vendas da categoria café em 30%. E não estamos falando apenas sobre os nossos cafés, mas toda a categoria”, enfatiza Tina. “Esse avanço joga luz sobre a importância das inovações e das parcerias estratégicas para impactar o shopper no ponto venda”, diz Fernando Ramos, gestor nacional de café e açúcar do Grupo Pão de Açúcar.
Embora classificados na categoria premium, os novos capuccinos podem ganhar destaque nos demais varejos alimentares, inclusive no formato cash & carry, se houver um plano estruturado, de acordo com a empresa. “Hoje temos pesquisas demonstrando que o consumidor transita da mercearia do bairro aos hipermercados e atacarejos, então aprendemos a codificar a melhor maneira de expor os cafés em cada um deles”, diz Leonardo Abreu, gerente nacional de trade marketing da JDE Peet's.
“Em alguns casos, uma ponta de gôndola bem montada em um cash & carry faz toda a diferença no sentido de chamar a atenção. O cliente entra no corredor em busca de pó de café e imediatamente identifica a marca com a qual está acostumado, adicionando outros produtos de valor mais elevado à cesta de compras”, explica. “O investimento estratégico no ponto de venda, na medida certa e com inteligência, traz geração de valor e ajuda a rentabilizar o negócio do varejista.”
De posse da informação que o café é um produto encontrado em 98% dos lares nacionais, a L’OR criou o projeto Coffee Transformation, com objetivo de desenvolver pesquisas e conceitos para elevar a experiência de compra do café no varejo. Como o brasileiro tem ampliado o leque de consumo de café para além do tradicional torrado e moído, a marca, pioneira no Brasil a lançar cafés premium no varejo, em 2017, segue apostando na ampliação das opções e já lidera os segmentos premium de solúvel e cápsulas.
Assim, contribuiu para a decisão de lançar uma linha de capuccinos o levantamento feito pela Nielsen, de 2023, que mostrou que o mercado brasileiro de cappuccinos obteve um crescimento de 38% nos últimos dois anos.
A marca francesa L'OR integra o grupo holandês JDE Peet’s, presente em mais de 100 países, com vendas totais de 8,2 bilhões de euros em 2023. A companhia global, líder em cafés e chás, calcula que serve aproximadamente 4100 xícaras de café ou chá por segundo em todo o planeta.