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Plano anual comercial JBP Colaboração

JBP: chegou a hora de varejo e indústria traçarem seus planos conjuntos de 2025

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/11/2024

JBP: indústria e varejo

Adobe Stock


Esse é o momento do ano em que varejo e fornecedores começam a se reunir para realizar o JBP (Joint Business Plan). Os planos anuais comerciais costumam refletir o nível de maturidade das empresas envolvidas, o que muda muito de um caso para outro. Além disso, ainda há desafios relacionados ao processo, que, se vencidos, aumentam a eficácia.


Se você quer aprimorar o JBP com seus fornecedores, esteja atento a esses três aspectos importantes:


Transparência quanto às necessidades


Para o planejamento funcionar plenamente, é preciso que cada parte explique abertamente suas necessidades. Ao entender um ao outro, consegue-se chegar a um denominar em comum, o que é um passo importantíssimo para a definição de um plano de negócio factível


Acompanhamento e execução


Segundo especialistas em varejo, em muitos JBPs, falta disciplina para acompanhar as iniciativas definidas, o que acaba impactando a execução. Para evitar que isso aconteça, é preciso detalhar durante o planejamento como será o trabalho conjunto e quem estará responsável por cada tarefa. É importante lembrar que o JBP hoje conta com ferramentas tecnológicas que melhoram a sua efetividade.


Outro problema que dificulta a execução diz respeito à falta de tempo do varejo e da indústria – muitas vezes, consequência de equipes enxutas.


Troca de informações


Além de questões culturais envolvidas, existe ainda o fato de que boa parte do compartilhamento de dados é feito de maneira manual e parcial. Contudo, há bons exemplos no mercado sobre as vantagens alcançadas pelas empresas que trabalham com a troca de informações. Entre elas, estão o aumento do sell out e da margem.


Encurte o caminho para um JBP de excelência


A pedido de varejistas e profissionais da indústria, a SA+ Educação, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, tem em seu portfólio o curso online Revolução Comercial. Com aulas gravadas, o EAD se diferencia por tratar de temas presentes na pauta da área comercial do varejo e da indústria, entre eles o JBP (saiba mais detalhes).


Com certificado para os alunos, o Revolução Comercial se destaca também pela metodologia de ensino focada na prática. Por conta disso, as aulas são ministradas sempre por uma dupla de professores, formada por um executivo do varejo e um da indústria ligados à área comercial das empresas.


Além do tema JBP, o curso aborda o perfil do novo profissional de vendas (indústria) e de compras (varejo), fala sobre alinhamento de KPIs, confiança, troca de dados, entre outros. Ao todo, são três módulos: 1) Panorama geral e desafios da área comercial; 2) Vendedor e Comprador; 3) Relações Colaborativas.




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TAGS:Plano anual comercial, JBP, Colaboração
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