JBP: chegou a hora de varejo e indústria traçarem seus planos conjuntos de 2025SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bistek registra aumento de quase 100% nas vendas de itens para máquinas de lavar louça com ação focada em JBP

23/01/2025

NEWSLETTER

JBP: chegou a hora de varejo e indústria traçarem seus planos conjuntos de 2025SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Plano anual comercial JBP Colaboração

JBP: chegou a hora de varejo e indústria traçarem seus planos conjuntos de 2025

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/11/2024

JBP: indústria e varejo

Adobe Stock


Esse é o momento do ano em que varejo e fornecedores começam a se reunir para realizar o JBP (Joint Business Plan). Os planos anuais comerciais costumam refletir o nível de maturidade das empresas envolvidas, o que muda muito de um caso para outro. Além disso, ainda há desafios relacionados ao processo, que, se vencidos, aumentam a eficácia.


Se você quer aprimorar o JBP com seus fornecedores, esteja atento a esses três aspectos importantes:


Transparência quanto às necessidades


Para o planejamento funcionar plenamente, é preciso que cada parte explique abertamente suas necessidades. Ao entender um ao outro, consegue-se chegar a um denominar em comum, o que é um passo importantíssimo para a definição de um plano de negócio factível


Acompanhamento e execução


Segundo especialistas em varejo, em muitos JBPs, falta disciplina para acompanhar as iniciativas definidas, o que acaba impactando a execução. Para evitar que isso aconteça, é preciso detalhar durante o planejamento como será o trabalho conjunto e quem estará responsável por cada tarefa. É importante lembrar que o JBP hoje conta com ferramentas tecnológicas que melhoram a sua efetividade.


Outro problema que dificulta a execução diz respeito à falta de tempo do varejo e da indústria – muitas vezes, consequência de equipes enxutas.


Troca de informações


Além de questões culturais envolvidas, existe ainda o fato de que boa parte do compartilhamento de dados é feito de maneira manual e parcial. Contudo, há bons exemplos no mercado sobre as vantagens alcançadas pelas empresas que trabalham com a troca de informações. Entre elas, estão o aumento do sell out e da margem.


Encurte o caminho para um JBP de excelência


A pedido de varejistas e profissionais da indústria, a SA+ Educação, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, tem em seu portfólio o curso online Revolução Comercial. Com aulas gravadas, o EAD se diferencia por tratar de temas presentes na pauta da área comercial do varejo e da indústria, entre eles o JBP (saiba mais detalhes).


Com certificado para os alunos, o Revolução Comercial se destaca também pela metodologia de ensino focada na prática. Por conta disso, as aulas são ministradas sempre por uma dupla de professores, formada por um executivo do varejo e um da indústria ligados à área comercial das empresas.


Além do tema JBP, o curso aborda o perfil do novo profissional de vendas (indústria) e de compras (varejo), fala sobre alinhamento de KPIs, confiança, troca de dados, entre outros. Ao todo, são três módulos: 1) Panorama geral e desafios da área comercial; 2) Vendedor e Comprador; 3) Relações Colaborativas.




COMPARTILHAR
TAGS:Plano anual comercial, JBP, Colaboração
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Comercial ZaffariExpansão

Comercial Zaffari encerra operação e foca o formato de atacarejo

A nova geração de JBPsColaboração

A próxima geração de JBPs

GPADia Supermercados

Novo controlador do Dia avalia potencial acordo com GPA

Bar Baden Baden Supernosso FlagshipTrade Marketing

JBP 360º que levou o Supernosso a se tornar maior vendedor de Heineken em MG é vencedor do Prêmio Top Trade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados