ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/01/2026
Índice mostra prejuízo líquido de 2% no varejo alimentar do 1º trimestre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/06/2024

Foto: Divulgação Cencosud Brasil - Giga Atacadista
Os resultados de algumas varejistas não foram tão animadores nos primeiros meses do ano. Considerando uma média dos lucros líquidos obtidos pelas cinco empresas que abrem seu desempenho para o setor, o resultado é um prejuízo de 2,08%.
O dado é apresentado no relatório Varejo Alimentar em Contexto (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR), publicado pela SA+ Ecossistema de Varejo, que criou o chamado Index VA5, índice que faz uma média ou acumulado dos dados das cinco empresas do setor que divulgam seus resultados trimestralmente - Carrefour, Assaí, Grupo Mateus, GPA e Cencosud Brasil.
Para cada um dos indicadores compartilhados por essas varejistas, como crescimento total x crescimento em mesmas lojas, margem bruta, margem Ebitda, despesas com vendas e lucro líquido, entre outros, é calculado um Index VA5, inclusive para informações específicas do canal atacarejo.
Lançado em março de 2024, essa já é a segunda edição do Varejo Alimentar em Contexto, que, além de cada índice, apresenta um compilado dos resultados de cada uma das empresas do varejo.
Em relação ao lucro líquido, quem mais puxou o índice para baixo foi o GPA, com um prejuízo de 8,9%, seguido do Cencosud, que teve um resultado negativo de 5,5% no lucro líquido. O Grupo Mateus levou o índice para cima com seu lucro líquido de 3,3%.
Notícias relacionadas
ExpansãoCencosud anuncia investimento de US$ 600 milhões para 2026 e prevê abertura de 20 lojas
Oportunidades de CrescimentoCarrefour adota descontos automáticos por volume em produtos essenciais
PesquisaDezembro ainda é o melhor mês para o varejo alimentar?
Colaboração Indústria e Varejo







