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IA ganha relevância em detrimento ao SEO no impulsionamento de marcas do varejo digital

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/09/2025

Adobe Stock - Mulher com celular

Foto: Divulgação


As formas de encontrar produtos e marcas estão mudando rapidamente. De acordo com pesquisa divulgada pela Meta, as redes sociais, cada vez mais integradas a sistemas de Inteligência Artificial, já são o principal canal de busca de consumidores, citadas por 47% dos entrevistados. Elas superaram os buscadores de internet, que por seis anos lideraram como principal ferramenta de pesquisa.


Essa mudança reflete um movimento maior: a migração das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para a presença em modelos de linguagem, como LLMs e agentes de IA. “As pessoas não perguntam mais ao Google, passaram a questionar a IA. Por isso, o mercado não precisa mais ser notado pelo search, mas sim pelo GPT”, afirma Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico e Inteligência Artificial.


A empresária destaca ainda que quem investiu em SEO não precisa abandonar seus esforços. “O mais importante agora é compreender essa inovação. Produzir conteúdo estratégico, coerente com seus objetivos e em múltiplos formatos, segue como a base para indexação em motores de busca e agentes de IA”, explica.


Ela reforça que a integração é essencial. “Hoje não existe mais um canal principal. É a combinação estratégica das redes sociais com outros meios de comunicação que garante alcançar com precisão quem realmente tem interesse pelo produto ou serviço”, conclui.

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TAGS:Tecnologia, Inteligência Artificial, Meta
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