ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/09/2025
IA ganha relevância em detrimento ao SEO no impulsionamento de marcas no varejo digital
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/09/2025

Foto: Divulgação
As formas de encontrar produtos e marcas estão mudando rapidamente. De acordo com pesquisa divulgada pela Meta, as redes sociais, cada vez mais integradas a sistemas de Inteligência Artificial, já são o principal canal de busca de consumidores, citadas por 47% dos entrevistados. Elas superaram os buscadores de internet, que por seis anos lideraram como principal ferramenta de pesquisa.
Essa mudança reflete um movimento maior: a migração das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para a presença em modelos de linguagem, como LLMs e agentes de IA. “As pessoas não perguntam mais ao Google, passaram a questionar a IA. Por isso, o mercado não precisa mais ser notado pelo search, mas sim pelo GPT”, afirma Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico e Inteligência Artificial.
A empresária destaca ainda que quem investiu em SEO não precisa abandonar seus esforços. “O mais importante agora é compreender essa inovação. Produzir conteúdo estratégico, coerente com seus objetivos e em múltiplos formatos, segue como a base para indexação em motores de busca e agentes de IA”, explica.
Ela reforça que a integração é essencial. “Hoje não existe mais um canal principal. É a combinação estratégica das redes sociais com outros meios de comunicação que garante alcançar com precisão quem realmente tem interesse pelo produto ou serviço”, conclui.
Notícias relacionadas

IA redefine jornada de compra online e acelera estratégias do varejo alimentar

Kellanova investe em IA para atender pequenos varejistas pelo Whatsapp

Savegnago lança bootcamp gratuito para formar novos talentos em tecnologia
