21/01/2026
Grupo Asun implementa checkouts exclusivos para uso de sacolas retornáveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/01/2026

Foto: Divulgação
O Grupo Asun informou que concluiu a adaptação de todas as suas 40 lojas à Lei Estadual nº 16.216/2024, que estabelece a obrigatoriedade de destinação de pelo menos 10% dos checkouts para clientes que utilizam exclusivamente sacolas retornáveis em supermercados e hipermercados com mais de 10 checkouts.
Segundo a administração da empresa, os caixas destinados a esse público já estão identificados nas lojas por meio de sinalização específica, com o objetivo de orientar os consumidores e estimular a redução do uso de plásticos descartáveis no processo de compra.

De acordo com orientações da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), os chamados “caixas verdes” não podem coincidir com aqueles já reservados a grupos que possuem prioridade legal, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
A entidade também esclarece que o direito à preferência está condicionado ao uso de sacolas retornáveis em quantidade suficiente para acondicionar todos os produtos adquiridos.
Os caixas destinados a essa finalidade podem ser convencionais ou de autoatendimento e, na ausência de consumidores que atendam aos critérios, o uso pode ser liberado para o público em geral. A legislação já está em vigor em todo o estado e está sujeita a fiscalização pelos órgãos competentes.
Atualmente, o Grupo Asun conta com lojas espalhadas pelas cidades de Porto Alegre, grande Porto Alegre e Litoral. Fazem parte da rede as bandeiras Asun Supermercados com 34 lojas e o Leve Mais Atacado com 6 lojas.
Notícias relacionadas
ExpansãoGrupo DB inaugura atacarejo em Manaus (AM)
Varejo Alimentar em ContextoRedes regionais superam gigantes na operação de supermercados
TecnologiaGrupo Koch amplia ações de CRM com lançamento de app e site de compras
Expansão







