Expoagas 2024 mantém data inicial após mobilização para a recuperação do centro onde ocorrerá o evento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/06/2024
Desco Atacado, unidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação
A AGAS acaba de confirmar que a 41ª edição da Expoagas vai ocorrer na sua data original, entre 20 e 22 de agosto. A incerteza sobre a data se decorreu após enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio, porém com o auxílio de uma mobilização de centenas de trabalhadores, foi possível realizar a recuperação do Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.
Antônio Cesar Longo, presidente da AGAS, conta que a opção por manter o evento nas datas originais tem relação direta com a reconstrução do Estado e com o apoio que todo o Brasil está prestando aos gaúchos neste momento.
“Entendemos que é hora de darmos as mãos e realizarmos este grande encontro como um propulsor da retomada para toda a economia gaúcha, já que dois terços dos nossos expositores são oriundos do RS e o Brasil quer impulsionar os nossos produtos. Teremos limitações de peso nos estandes, talvez não tenhamos a mesma estrutura de climatização e de automação na cobrança de estacionamento, mas sem dúvidas faremos a maior e mais qualificada feira de negócios destas quatro décadas de história”, antecipou.
Algumas partes do Centro ainda não estão prontas, por isso esse ano o evento terá algumas alterações para remanejar o espaço de forma positiva para todos.
Em relação aos expositores atingidos pelas enchentes e possíveis renegociações, Longo comenta que será avaliado cada caso. “Nosso objetivo é que ninguém fique de fora e não mediremos esforços para isso, aproveitando a Expoagas 2024 com seu poder de visibilidade para alavancar estas empresas. Vamos trazer supermercadistas de todo o Brasil e subsidiar sua estadia na Serra Gaúcha no fim de semana anterior à feira, tanto no evento das Associações Estaduais quanto no Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que terá sua segunda edição neste ano. Vamos organizar a logística dos aeroportos disponíveis e proporcionar uma vitrine para a indústria gaúcha”, conta o executivo.
Além do evento, a AGAS também promove o Ajuda Sul para retomada da cadeia de abastecimento na região. Assim, além de doações, a entidade promove a distribuição de R$ 1,5 milhão em vale-compras para os supermercados atingidos pelas enchentes, que poderão sortear ou distribuir estes prêmios aos seus clientes.