Especialista indica quatro formas de encantar colaboradores e parceiros
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/07/2024
Foto: Divulgação
A insatisfação entre os colaboradores eleva os desafios da retenção, por isso é preciso se atentar às formas de encantar os funcionários de seu varejo. Nesse sentido, Fernando Sapata, diretor de pessoas, cultura e encantamento na Select Soluções, comenta: "Deve-se criar um lugar que trata seus colaboradores não como mão de obra, mas sim como seres humanos, com suas próprias necessidades, individualidades e sonhos”.
18% das pessoas pediram demissão quando perceberam que sua rotina de trabalho não estava mais alinhada com suas prioridades, segundo a Microsoft em 2021. Além disso, 44% dos colaboradores se sentem estressados no dia a dia corporativo, de acordo com o Gallup em 2024.
Sendo assim, o encantamento está diretamente ligado a um branding corporativo pensado nos funcionários, capaz de traduzir e comunicar a eles as práticas e os valores da corporação. Mas por onde começar? O especialista indica quatro dicas a serem seguidas para encantar seus colaboradores, confira abaixo.
Fuja do básico
Pagar o salário em dia e tratar seus funcionários com sensibilidade é o mínimo em qualquer ambiente corporativo. Por isso, é importante traçar estratégias que vão além disso, de acordo com as necessidades de seu funcionário.
“Quanto mais a corporação mostrar que está atenta às necessidades de seus colaboradores, maiores as chances de eles apresentarem satisfação”, conta.
Estabeleça uma boa comunicação com os funcionários
É essencial ter um canal de comunicação direto para tratar de variados assuntos e um canal anônimo para denúncias dentro da corporação. Além disso, traçar objetivos de forma estratégica sobre como funcionam determinados setores da empresa e investir em multiplicadores são fatores que alinham as expectativas e evitam possíveis frustrações.
“Esses são alguns métodos para espalhar a cultura do ambiente de trabalho e incentivar que ela seja adotada e seguida pelos demais funcionários, formando o pilar do encantamento”, enfatiza Sapata.
Adote ferramentas para medir o nível de encantamento
Para medir o nível de encantamento e, consequentemente, a satisfação dos funcionários, o especialista indica pesquisas do tipo NPS (net promoter score), sempre levando em consideração o anonimato das pessoas.
“É importante que esses questionários tenham uma frequência regular e elevada, a fim de que os gestores possam visualizar e trabalhar com mais facilidade os fatores que receberam uma nota baixa”, explica.
Oriente o time executivo da empresa
Por fim, o especialista destaca a necessidade de estabelecer um responsável do time executivo para entrar em contato pessoalmente para entender o que aconteceu em caso de nota baixa. Nesse sentido, deve-se levar em consideração os três tipos de NPS: colaborador, cliente e parceiros.
“Quando uma pessoa se dispõe a investigar e entender o feedback negativo ‘direto da fonte’, a empresa consegue se preparar melhor para mitigar os pontos negativos que os avaliadores encontram nos serviços prestados”, finaliza o diretor.
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