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Entenda como a inteligência artificial pode levar a gestão do seu negócio para outro patamar

POR Patrícia Roque

EM 25/07/2024

Adobstock

Foto: Adobestock


A eficiência na gestão do varejo é uma busca que está diretamente relacionada à inovação. Até pouco tempo, oferecer vários canais de atendimento – o famoso omnichannel – era o assunto que dominava as conversas entre varejistas. Em 2024, o assunto é o uso da IA (Inteligência Artificial). O tema direcionou, por exemplo, a maioria das discussões na NRF, maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York em janeiro.

“O uso da IA é uma maneira de o empresário se diferenciar diante de seus  consumidores e concorrentes” - Renata Galdino, sócia da área de digital, data & analytics da EY

Por aqui, o uso da IA no varejo ainda está engatinhando, mas especialistas garantem que ela pode ser utilizada na automação de processos, em chatbots no atendimento e personalização de produtos e serviços, até prevenção de fraudes e gerenciamento de estoque. As vantagens ocorrem tanto da porta para dentro da loja quanto da porta para fora.

Do lado de dentro, os algoritmos ajudam na estratégia de preços e no planejamento de demanda para conciliar oferta e estoque. Do lado de fora, ajudam a personalizar a oferta de produtos e a avaliar o comportamento online do consumidor, trazendo insights importantes para a jornada de compra. “O uso de ferramentas de IA permite uma opção mais econômica e sustentável do negócio”, diz Renata Galdino, sócia da área de Digital, Data & Analytics da EY.


Projeção de demanda


Na opinião de Ricardo Romanetto, CEO da Kikker Gestão Inteligente de Abastecimento, a tecnologia com IA, além de potencializar a gestão estratégica, pode automatizar as análises para que o operador tenha uma melhor performance. A ferramenta da empresa ajuda justamente na previsão de vendas e abastecimento. Segundo o executivo, a ferramenta permite o acompanhamento em tempo real do estoque, contribuindo para evitar rupturas ou excesso de produtos, e oferece projeções de demanda baseadas no histórico de saída.

“A partir do sortimento ativo presente na gôndola, o software entende o comportamento de venda e ajuda o varejista a fazer compras melhores para abastecer o PDV”, explica Romanetto. A ferramenta ajudou uma grande rede de varejo a melhorar o abastecimento durante as vendas de Páscoa.


20%  - foi o aumento da receita de um varejo na Páscoa ao usar ferramenta da Kikker que elevou a disponibilidade de produtos


Chatbot por demanda


A IA da VR Software também ajuda a aprimorar a eficiência no varejo. A ferramenta é integrada ao sistema de gestão (ERP) da companhia e permite que os usuários acessem dados de seu negócio onde quer que estejam por meio de perguntas escritas no WhatsApp ou faladas, por meio da Alexa.

“As respostas são baseadas no mapeamento que fizemos dos filtros maisusados pelo varejista no nosso ERP”, explica Vinicius Borgo, CEO da companhia.

Ele comenta que o princípio da ferramenta é o mesmo de um chatbot, com a diferença de que o usuário pode perguntar aquilo que deseja saber, ao invés de interagir com um menu pré-programado. Basta fazer a pergunta para conseguir os principais dados a respeito do seu questionamento. Se quiser se aprofundar na resposta, é só acessar o relatório por meio de um link que a acompanha. Na opinião de Borgo, o principal ganho é a produtividade, já que elimina vários cliques por perguntas.

Tíquete médio histórico, volume de vendas e faturamento são alguns dos indicadores que podem ser obtidos em tempo real pela interação com a ferramenta

Foto: Adobestock


Automatização de pedidos


Já a Weddu desenvolveu um sistema capaz de automatizar os pedidos feitos pelo varejo para a indústria. A ideia também é garantir o abastecimento idealsem rupturas ou com excesso de estoque. Segundo Gabriel Spina, CEO da empresa, um dos softwares da companhia, o Ped+, elimina o trabalho de digitalização do pedido e diminui os riscos de erro de digitação, por exemplo. “A IA tem a capacidade de identificar o que está escrito em diferentes formatos, como PDF, e-mail, WhatsApp e planilhas e gerar o pedido, conectando diretamente com a indústria.”

Pode parecer simples, mas automação de pedidos reduz em média em três horas, por dia, o tempo que vendedores gastam com digitação de pedidos. “É mais tempo que sobra para procurar novos canais de vendas, por exemplo”, diz Spina. O processo também ajuda na redução de devolução de pedidos.


70%

foi a redução do número de devolução de pedidos da Danone a partir da adoção da solução da Weddu


Imagens a favor do varejo


Luiz Fonseca, business development manager da Ailet, concorda que a principal vantagem da IA é a possibilidade de automatizar atividades operacionais com tarefas mais assertivas, ampliando assim a disponibilidade dos colaboradores para atividades estratégicas.

A Ailet usa a IA para fazer reconhecimento de imagens na gôndola. “A visão computacional é um campo da inteligência artificial que permite que computadores e sistemas interpretem e analisem dados visuais e extraiam informações significativas dessas imagens”, explica Fonseca.


Assim, em vez de promotores e auditores preencherem pesquisas de loja incluindo manualmente dados, como preço, presença de produtos e outras informações, eles simplesmente tiram uma foto e recebem um relatório online da execução da gôndola e necessidades de correção. “Ao final da visita, os times de back office, como trade e merchandising, já possuem relatórios com 95% de precisão da execução da loja, um grande ganho em relação à captura manual”, explica Fonseca.


Confira alguns resultados da ferramenta: 


80%

aumento na execução assertiva de planogramas com a ferramenta da Ailet


40 a 60%

redução do tempo do promotor em loja


2%

crescimento médio das vendas por loja


Foto: Adobestock

Precificação ajustada


A IA também pode ser utilizada na precificação, como faz a Prixsia, solução da Pricemet, empresa de soluções de pricing. “O Prixsia é uma ferramenta que ajuda o varejista a ter uma precificação adequada a cada loja, levando em conta o comportamento de preço praticado pela concorrência”, explica Jorge Ortiz, CEO da  Pricemet.

A IA usa algoritmos para recomendar o melhor preço para cada produto a partir de pesquisas online e offline em diferentes redes. É a IA que ajuda a definir o parâmetro de preço de cada produto, ajustando-o à realidade de cada loja, eliminando a prática de precificação única.

“Ao analisar a concorrência, a ferramenta permite que o varejista ajuste o melhor preço do mesmo produto para diferentes lojas, dando uma projeção do resultado futuro levando em conta a concorrência e o estoque, por exemplo”
JORGE ORTIZ CEO da Pricemet

5 a 10%

alta na margem em dinheiro que a ferramenta Prixsia proporciona em relação ao período anterior à sua adoção

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TAGS:Tecnologia,JULHO-2024: SA+ | Famílias Empresárias
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