SA Varejo
Dia das MãesSazanolidadeDicas

Dia das Mães deve aumentar em 2,5% as vendas no varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/04/2024

Dia das mães - Adobe Stock

Foto: Adobe Stock


Em 2024, o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio e, segundo especialistas, essa é uma das datas mais importantes para o varejo alimentar. Para se ter uma ideia, é esperado que a data aumente em 2,5% as vendas no setor este ano


O dado pertence a Leandro Rosadas, economista especializado em gestão de supermercados, que ainda ressalta a importância do planejamento estratégico para atender a alta demanda e superar as expectativas de vendas.


Há dois anos, foi registrado um aumento de 18% das vendas na época, porém, no último ano, houve uma queda de 4,2%, segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). Tendo em vista esses resultados, Rosadas separou cinco dicas essenciais para evitar prejuízos e aumentar o potencial de vendas. Confira abaixo:


Exposição e ilha de presentes


Segundo o especialista, destacar buquês de flores e outros pequenos presentes na entrada do supermercado ajuda a captar a atenção do cliente e seduzi-lo para a loja. Além disso, criar seções dedicadas a presentes dentro do supermercado também induz a escolha dos clientes e facilita a decisão de compra.


Como ideia para os itens presenteáveis além das flores, Rosadas indica kits específicos e cestas de café da manhã.

"Essa é uma forma de oferecer conveniência, uma experiência em família e ainda aumentar o seu tíquete médio. Outra aposta para esse período e que foge do tradicional é elaborar kits de vinhos, de produtos fitness e até de itens de beleza para presentear”, orienta.


Cross-merchandising  


A técnica de cross-merchandising pode ser benéfica para diversas estratégias, e no Dia das Mães isso não é diferente. Sendo assim, o especialista indica posicionar produtos complementares próximos um dos outros para aumentar o desejo de compra do cliente e, respectivamente, o tíquete médio no supermercado, garantindo o crescimento das vendas. 


“É uma estratégia simples de organização da loja, mas que pode ocasionar no aumento de até 50% das vendas”, explica o economista. 


Eventos de degustação


Promover degustações de pratos que podem ser preparados para o almoço de domingo também é uma forma para atrair os consumidores. “Essas ações também ajudam a aumentar o volume de vendas de ingredientes específicos”, complementa o especialista. 


Extensão do horário de funcionamento


Por fim, de acordo com Rosadas, é cultural em nosso país deixar as compras para última hora. Por isso, promover a extensão do horário de

COMPARTILHAR
TAGS:Dia das Mães,Sazanolidade,Dicas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Entenda como a imagem de uma marca perante varejistas e consumidores pode ajudá-lo a aprimorar a forma de definir um sortimento eficienteForça das marcas

Entenda como a imagem de uma marca perante varejistas e consumidores pode ajudá-lo a aprimorar a forma de definir um sortimento eficiente

Dia apresenta queda de 10,4% no faturamento das operações no BrasilDia Supermercado

Dia apresenta queda de 10,4% no faturamento das operações no Brasil

Mulher no checkout com buquê de floresPricefy

Especialista traz dicas para aproveitar ao máximo a sazonalidade do Dia das Mães

Dia a Dia: atacarejo muda de nome após 10 anosDia a Dia

Dia a Dia: atacarejo muda de nome após 10 anos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SAFALECONOSCO@SAINTELIGENCIADEVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados