ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Curso da ESPM e SA+ Trade promove a formação de gestores para trade marketing em empresas do varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/07/2024

Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
O trade marketing é uma peça fundamental para potencializar a relação entre varejo e indústria e impulsionar as vendas. Por isso, cada vez mais varejistas estão adequando a estratégia ao dia a dia de seus negócios. Porém, para que isso seja aplicado de forma efetiva é preciso conhecer os processos, ferramentas e alavancas necessárias para o profissional nesse setor.
Sendo assim, a SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, desenvolveu em parceria com a ESPM um curso para a formação de gestores para trade marketing em empresas do varejo. Não perca essa oportunidade, clique aqui para se inscrever.
As aulas se iniciam no dia 5 de agosto, e se estendem até o dia 10, de segunda a sexta das 19h30 às 22h30, e de sábado das 9h às 16h – somando uma carga horária de 21 horas. O curso pode ser realizado de forma presencial em São Paulo, na ESPM Tech, ou online ao vivo.
Serão abordados conceitos, técnicas e ferramentas essenciais para a gestão de trade marketing em empresas varejistas, com foco em atividades de relacionamento e negociação com fornecedores, gerenciamento por categorias, desenvolvimento de mídia kit, execução de ações promocionais e gestão de CRM.
O programa se destina principalmente para os times comerciais, de trade marketing, marketing, supply e varejo. Dentre os docentes que vão conduzir as aulas estão Marcelo Ermini, coordenador da pós-graduação e do hub de Trade Marketing da ESPM; Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade; e Alessandra Morita, head de conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo. Confira abaixo um pouco do que será abordado em cada aula
Aula 1:
Fundamentos do Trade Marketing
Histórico e evolução do Trade Marketing;
Conceitos e definições
A importância do Trade Marketing no varejo
O Varejo de Autosserviço e o Trade Marketing
Características e tendências do varejo de autosserviço
O papel do Trade Marketing no contexto do varejo omnichannel
Cases de sucesso em Trade Marketing no varejo
Aula 2:
Processos e Relacionamento com a Indústria
A agenda comum no Trade Marketing
Métricas e indicadores de performance
Desafios e oportunidades na relação com a indústria
Parcerias e Alianças Estratégicas
A importância da colaboração entre varejo e indústria
Ferramentas e estratégias para o desenvolvimento de parcerias
Aula 3:
Planejamento Estratégico de Trade Marketing:
Definição de objetivos e estratégias
O papel do Shopper Marketing e do CRM
Utilização de BI e fontes externas de informação
Análise de Cases
Estratégias de Trade Marketing em diferentes segmentos do varejo
Discussão e aprendizado com cases de sucesso
Aula 4:
Palestras com Executivos de Varejo
Compartilhamento de experiências e insights por profissionais atuantes no mercado
Tendências e perspectivas para o futuro do Trade Marketing no varejo
Aula 5:
JBP (Joint Business Plan)
Conceito e importância do JBP
Preparação para o planejamento em conjunto com a indústria
Variáveis envolvidas no processo de JBP
Ética, Processos e Prazos
A ética nas relações entre varejo e indústria
Definição de processos e prazos para o JBP
Apresentação de cases de JBP bem-sucedidos
Aulas 6 e 7
Atividade Prática de Planejamento e Negociação
Desenvolvimento de um plano de Trade Marketing para um produto específico
Simulação de negociação com um representante da indústria
Apresentação e avaliação dos planos pelos participantes
Notícias relacionadas

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio
