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Curso da ESPM e SA+ Trade promove a formação de gestores para trade marketing em empresas do varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/07/2024

Curso ESPM

Foto: SA+ Ecossistema de Varejo


O trade marketing é uma peça fundamental para potencializar a relação entre varejo e indústria e impulsionar as vendas. Por isso, cada vez mais varejistas estão adequando a estratégia ao dia a dia de seus negócios. Porém, para que isso seja aplicado de forma efetiva é preciso conhecer os processos, ferramentas e alavancas necessárias para o profissional nesse setor.


Sendo assim, a SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, desenvolveu em parceria com a ESPM um curso para a formação de gestores para trade marketing em empresas do varejo. Não perca essa oportunidade, clique aqui para se inscrever.


As aulas se iniciam no dia 5 de agosto, e se estendem até o dia 10, de segunda a sexta das 19h30 às 22h30, e de sábado das 9h às 16h – somando uma carga horária de 21 horas. O curso pode ser realizado de forma presencial em São Paulo, na ESPM Tech, ou online ao vivo.


Serão abordados conceitos, técnicas e ferramentas essenciais para a gestão de trade marketing em empresas varejistas, com foco em atividades de relacionamento e negociação com fornecedores, gerenciamento por categorias, desenvolvimento de mídia kit, execução de ações promocionais e gestão de CRM.


O programa se destina principalmente para os times comerciais, de trade marketing, marketing, supply e varejo. Dentre os docentes que vão conduzir as aulas estão Marcelo Ermini, coordenador da pós-graduação e do hub de Trade Marketing da ESPM; Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade; e Alessandra Morita, head de conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo. Confira abaixo um pouco do que será abordado em cada aula

 

Aula 1:


Fundamentos do Trade Marketing


Histórico e evolução do Trade Marketing;

Conceitos e definições


A importância do Trade Marketing no varejo


O Varejo de Autosserviço e o Trade Marketing


Características e tendências do varejo de autosserviço


O papel do Trade Marketing no contexto do varejo omnichannel


Cases de sucesso em Trade Marketing no varejo

 

Aula 2:


Processos e Relacionamento com a Indústria


A agenda comum no Trade Marketing


Métricas e indicadores de performance


Desafios e oportunidades na relação com a indústria


Parcerias e Alianças Estratégicas


A importância da colaboração entre varejo e indústria


Ferramentas e estratégias para o desenvolvimento de parcerias

 

Aula 3:


Planejamento Estratégico de Trade Marketing:

Definição de objetivos e estratégias


O papel do Shopper Marketing e do CRM


Utilização de BI e fontes externas de informação


Análise de Cases


Estratégias de Trade Marketing em diferentes segmentos do varejo


Discussão e aprendizado com cases de sucesso

 

Aula 4:


Palestras com Executivos de Varejo


Compartilhamento de experiências e insights por profissionais atuantes no mercado


Tendências e perspectivas para o futuro do Trade Marketing no varejo

 

Aula 5:

JBP (Joint Business Plan)


Conceito e importância do JBP


Preparação para o planejamento em conjunto com a indústria


Variáveis envolvidas no processo de JBP


Ética, Processos e Prazos


A ética nas relações entre varejo e indústria


Definição de processos e prazos para o JBP


Apresentação de cases de JBP bem-sucedidos

 

Aulas 6 e 7


Atividade Prática de Planejamento e Negociação


Desenvolvimento de um plano de Trade Marketing para um produto específico


Simulação de negociação com um representante da indústria


Apresentação e avaliação dos planos pelos participantes

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TAGS:Trade Marketing,ESPM, SA+Trade
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