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CRM de alto giro: plataforma impulsiona fidelização, personalização e resultados reais em supermercados

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Idever

EM 07/08/2025

Savegnago Supermercados


 

Em um cenário competitivo movido por dados, o CRM de alto giro é essencial para aplicar estratégias eficientes e fortalecer o relacionamento com os consumidores. E é exatamente essa praça que a idEver atua, com foco em programas de fidelidade para que o supermercadista gere mais valor para o seu shopper. Com mais de 20 anos de experiência em CRM, a empresa de tecnologia é 100% independente e possui uma plataforma robusta que se adequa a necessidade dos mais de 80 clientes no país.

“Entregamos a mais completa plataforma de fidelização de clientes com uso de IA para personalizar ofertas, automatizar o relacionamento e outras ações de marketing voltadas para redes de supermercados. Não é necessário contratar um programa de pontos de coalizão, o varejista pode criar o seu próprio. Tudo para impulsionar a fidelidade”, conta Thiago Spejo, CEO da idEver.

Após o sistema da empresa ser estabelecido na rede, ele pode ser incrementado. “Nossos algoritmos foram projetados para analisar a performance e comportamento dos consumidores a cada compra. Ajudamos a construir campanhas e trabalhamos com hiperpersonalização”, completa o executivo. Outro diferencial é a contingência em casos de instabilidade da internet na loja física, que permite que os clientes do programa de fidelidade tenham seus descontos mesmo com a queda do sistema.


Toda essa inovação se traduz em resultados, como demonstra o Savegnago Supermercados (SP), Big Compra (SP), Supermercados Paulista (SP), Guanabara (RS), Delta (SP) e São João (MG). Em comum, essas empresas adotaram soluções da idEver e conseguiram otimizar as campanhas de sorteio, ampliar o tíquete médio entre clientes fidelizados, estimular o uso de seus aplicativos próprios e explorar recursos personalizados nas ofertas.


Campanha de Sorteio promove crescimento de dois dígitos nas vendas, aumenta engajamento e a quantidade de consumidores fidelizados

 

A rede Savegnago Supermercados, localizada no interior paulista, realiza Campanhas de Sorteio há mais de 20 anos e acredita que as Campanhas de Sorteio são um ótimo fator de engajamento dos clientes. Após um período sem realizá-las, retomaram esta estratégia porque uma pesquisa recente revelou que, apesar das tendências de digitalização, os consumidores da rede massivamente preferem pegar os seus cupons e colocar nas urnas para concorrerem aos sorteios.

 

Segundo Murilo Savegnago, diretor de marketing da rede, esta é uma forma de retribuir a fidelidade dos clientes e uma estratégia para aumentar o relacionamento com os consumidores. “Além de aumentar a fidelidade, durante a campanha há um crescimento de dois dígitos nas vendas, aumento na quantidade de novos clientes cadastrados e clientes que atualizam seus dados. Também é uma ação que envolve os fornecedores e gera valor para toda a cadeia e todos os que estão inseridos no nela”, comenta o gestor.

 

O motor de sorteios da idEver ajuda na gestão das campanhas, uma vez que é responsável por centralizar os cadastros aptos a participarem da campanha, gerenciar as ativações dos clientes que são realizadas no site ou pelo ponto de venda. As vendas são recebidas e a idEver calcula e converte imediatamente os cupons de sorteio de acordo com as regras estabelecidas para sejam impressos para o consumidor no PDV.


Gamificação eleva engajamento dos consumidores com aplicativo e impulsiona a fidelização

 

Para aumentar o uso de seu aplicativo, o Big Compra, do interior paulista, adotou a Roleta de Prêmios do CRM idEver. Essa ferramenta gamificada ofereceu aos clientes a chance de ganhar recompensas, o que ajudou a reativar usuários inativos e fortalecer a fidelização. Segundo Álvaro Kitamura, gerente de marketing da rede, a idEver também auxiliou a análise dos dados da campanha e elaboração dos relatórios de premiados.

 

Outro exemplo, é a utilização da Roleta de Prêmios pelo Delta Supermercados em seu aplicativo de fidelidade (Classe A) que impulsionou as vendas dos fornecedores e registraram um aumento expressivo de até 600% no período da campanha. O grande atrativo foi o sorteio de um apartamento para os clientes cadastrados no clube de vantagens, resultando na reativação de 28 mil clientes inativos, além da distribuição de milhares de vales-compras instantâneos.

 

Segundo Michel Faulin, gerente de marketing, o diferencial foi a personalização da jornada do cliente. "Os usuários do app Classe A recebiam notificações personalizadas, atualizações sobre sorteios e dicas para aumentar suas chances de ganhar. Isso não só tornou a campanha mais democrática, mas também elevou o engajamento em comparação a ações anteriores", comenta Faulin.

 

A Roleta de Prêmios da idEver se destaca por ser uma solução simples, interativa e eficaz para engajar clientes, tanto em canais digitais quanto nas lojas físicas. Adaptável a diferentes perfis e portes de varejo, ela estimula a participação contínua por meio de benefícios atrativos como descontos, vouchers, brindes e prêmios em dinheiro. Com isso, o recurso tem se mostrado uma ferramenta poderosa para fortalecer o relacionamento com os consumidores e alavancar as vendas.

 

Com mais de 90% dos cupons digitalizados, estratégia de ESG promove sustentabilidade, economia e experiência aprimorada

 

Práticas de ESG hoje são uma necessidade para qualquer negócio, e a idEver entende isso. Tanto é que disponibiliza em sua gama de serviços o Cupom Fiscal Digital, que dispensa a impressão física, promovendo sustentabilidade, economia de tempo e recursos e mais conveniência para os consumidores. O Supermercados Paulista demonstra isso na prática. Graças ao recurso da idEver, a rede hoje já possui 92% dos cupons digitalizados, e seus shoppers cadastrados no clube de benefícios podem visualizá-los diretamente no aplicativo e receber por e-mail.

 

Segundo Jorge Tannous, sócio proprietário do Paulista, o processo de implementação dos cupons ocorreu em três etapas: a configuração do sistema, o treinamento dos colaboradores para esclarecer as dúvidas dos clientes, e a divulgação em todos os canais de comunicação. “O sistema idEver é o responsável pelo funcionamento e fornece informações completas sobre os resultados alcançados”, comenta.

 

Economia de 40% com encarte digital

 

Com 12 lojas e sede no RS, o Supermercados Guanabara buscou a solução de CRM da idEver para estreitar o relacionamento com seus shoppers e entender melhor os hábitos de consumo. A ação, por exemplo, promoveu uma economia de 40% no valor investido em encartes promocionais, graças a aderência ao formato digital de divulgação das ofertas.

 

A adesão ao aplicativo foi impulsionada por promoções exclusivas e personalizadas, viabilizadas pela solução de CRM da idEver, que permite segmentar ofertas conforme o perfil de consumo dos clientes. Isso tem fortalecido o relacionamento com os clientes e melhorado a performance das ações de marketing.

 

O clube “Mais Amigo” gera um tíquete médio 39% maior em relação aos clientes não identificados e possibilita mensurar com precisão o retorno das campanhas. O programa também beneficia os colaboradores com brindes, descontos e parcerias. No futuro, a ação também irá incluir a integração com o e-commerce, novas vantagens como cashback e ações mais segmentadas, ampliando o potencial do clube sem excluir clientes não participantes.

 

Mais clientes no clube de vantagens com ações

 

O Supermercados São João (MG) lançou recentemente uma nova versão de seu aplicativo do programa de fidelidade, desenvolvido pela idEver. O objetivo principal foi ampliar o número de consumidores na plataforma e no clube de vantagens, que atualmente possui mais de 66.000 membros. Dentre as funcionalidades aplicadas, se destaca as ações com clientes inativos e criação de promoções específicas, envio de mensagens por SMS no dia do aniversário e de boas-vindas, campanhas de sorteio em datas sazonais e tabloide digital.

 

Atualmente, o Grupo já identifica 87% das vendas e o tíquete médio dos clientes do clube é mais que o dobro dos não cadastrados. Isso permite que o varejista entenda os comportamentos de cada cliente e tenha um planejamento mais concreto.

“Apesar de sermos uma empresa tradicional, o CRM da idEver trouxe proximidade no conhecimento sobre o nosso freguês – o que ele consome em cada loja e qual dia. Eles nos ajudaram a usar a tecnologia a nosso favor”, declara a Raquel Ricciardi Corrêa, diretora de marketing e RH do São João.
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TAGS:Idever, Fidelidade, CRM,Delta Supermercados,Savegnago,Big Compra
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