SA+ Ecossistema de Varejo
ExpansãoGrupo MateusDark StoreNovo AtacarejoNovo Atacado Express

Crescimento do e-commerce impulsiona a abertura de dark stores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/11/2024

Novo Atacado Express Dark Store

Novo Atacado Express, dark store do Novo Atacarejo. Foto: Divulgação 

 

As dark stores têm se tornado uma estratégia relevante para o varejo alimentar, especialmente em um cenário onde a demanda por entregas rápidas e compras online está em alta. Operando como centros de distribuição exclusivamente voltados para pedidos online, essas "lojas escuras" permitem que os varejistas otimizem o processo logístico, aumentando a eficiência do armazenamento e da separação de produtos.

 

Isso contribui para reduzir o tempo de entrega, melhorar a disponibilidade de estoque e oferecer uma experiência de compra mais conveniente para o consumidor. Além disso, ao minimizar o espaço físico dedicado ao atendimento de clientes presenciais, as dark stores têm custos operacionais mais baixos. 

 

Diante desse potencial, dois varejistas investiram em unidades de dark store recentemente. Um deles é o Grupo Mateus, que irá abrir seu segundo negócio dentro desse formato em breve. A loja será localizada em São Luís (MA), no imóvel que antigamente pertencia ao Bompreço, bandeira do Carrefour Brasil. A operação servirá exclusivamente os clientes do Mateus Mais, canal de vendas online.

A outra dark store do Grupo Mateus foi inaugurada em 2022 e funciona na estrutura que anteriormente pertencia ao Supermercado Maciel, também em São Luís. Porém, essa unidade é voltada para atender os clientes PJ, como restaurantes, lanchonetes, hotéis, e etc.

Já o outro varejista que investiu nesse estilo de negócio foi o Novo Atacarejo. Com 33 lojas entre Pernambuco e Paraíba, a empresa lança seu primeiro dark store sob o nome Novo Atacado Express. 

 

Localizado em Porto de Galinhas (PE) e com o objetivo de abastecer tanto as empresas como os clientes finais do litoral sul pernambucano, a operação servirá como teste. Dependendo do resultado, mais unidades poderão ser abertas.

 

Sobre a localização escolhida para a primeira loja no formato, Daniel Costa, CEO do Grupo, conta que essa é “uma região estratégica, com forte movimentação do turismo de negócios e de lazer e que precisava ser abastecida com agilidade, economia e eficiência”. O mix envolverá mercearia, perecíveis, hortifrúti, limpeza e higiene pessoal, bebidas e embalagens. 

 

Os pedidos podem ser feitos no balcão de recepção da Dark Store, pelo WhatsApp ou ainda via iFood. Assim como segue o padrão desse formato, não haverá área de venda para o cliente entrar e escolher itens. As compras serão retiradas no próprio ponto de venda ou então entregue via delivery, em até 24 horas do pedido com logística própria. No local haverá atendimento presencial para compra e negociação em grandes volumes. O funcionamento será de segunda a sábado, das 7h às 20h.

COMPARTILHAR
TAGS:Expansão,Grupo Mateus,Dark Store,Novo Atacarejo,Novo Atacado Express
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ESG_AdobeSTockGestão e negócios

GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24

Max Atacadista do Grupo Muffato HortifrútiExpansão

Muffato inaugura dois atacarejos na mesma semana

Grupo Mateus encerra trimestre com expansão recorde e receita históricaResultados3T2024

Grupo Mateus encerra trimestre com expansão recorde e receita histórica

Empresa expande e leva experiência única ao varejo no Interior PaulistaFini

Fini inaugura primeira loja de rua em Atibaia

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados